Em mais uma decisão histórica para as jornalistas esportivas, a Globo contratou a carioca Renata Silveira para integrar o departamento de Esportes e ser a primeira mulher a comandar as transmissões de futebol na emissora. A decisão foi anunciada na manhã desta segunda-feira, 07. A profissional deixa o Grupo Disney após ter recebido uma proposta de renovação contratual dos canais Fox Sports.
Formada em educação física com pós-graduação em jornalismo esportivo, Renata começou a carreira na narração ao vencer em 2014 um concurso da Rádio Globo. Como prêmio, narrou os jogos Uruguai x Costa Rica e Croácia x México, pela Copa do Mundo.
Renata estreou na televisão ao ser selecionada pela Fox Sports para narrar jogos da Copa do Mundo de 2018, na Rússia. Entre eles, Brasil x Suíça, Brasil x Bélgica (a eliminação da Seleção) e a final França x Croácia. Ela foi contratada pelo canal após o Mundial, onde até recentemente se dividia com trabalhos na ESPN Brasil. Além das partidas da Copa do Mundo, Renata também tem experiência no futebol com jogos da Copa Libertadores da América e Liga dos Campeões feminina.
Vale ressaltar que este ano a Globo também anunciou as contratações de Renata Mendonça, jornalista e co-fundadora do blog Dibradoras, do UOL Esporte, e de Nadine Bastos, primeira mulher comentarista de arbitragem do país. A jornalista Ana Thaís Matos integra o time de comentaristas da Globo desde 2019 e foi a primeira mulher a comentar um jogo de futebol na TV Globo, durante a partida entre Brasil X Jamaica, na Copa do Mundo Feminina. Três meses depois, ela fez história de novo: passou a comentar jogos masculinos na TV aberta.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.