Mulheres no futebol: Novas comentaristas estreiam na Globo e fazem história
Ao longo dos anos, elas têm ocupado cada vez mais espaço no jornalismo esportivo
No último domingo, 09, Renata Mendonça e Nadine Basttos, contratadas da Rede Globo, fizeram sua estreia como comentaristas em jogos do Campeonato Brasileiro, na transmissão da partida entre Grêmio e Fluminense, que foi exibida pelo SporTV e pelo Premiere. Essa foi a primeira vez em que duas mulheres fizeram parte de uma mesma equipe de transmissão do campeonato pelos canais da emissora.
Recém-contratada, a dupla já fazia parte da equipe de jornalismo esportivo da emissora e vinha se preparando para o trabalho que terá na maratona de jogos transmitidos em diversas plataformas da Rede Globo.
A jornalista Renata Mendonça, cofundadora do blog Dibradoras, do UOL Esporte, também passou por ESPN e BBC, e passou a integrar a equipe de comentaristas de futebol da emissora carioca em meados de julho. Antes disso, ela esteve diversas vezes no “Redação SporTV”, do SporTV, sempre como convidada.
Nadine Basttos, por sua vez, é ex-árbitra assistente de futebol e foi contratada pela Fox Sports em 2017, tornando-se a primeira mulher comentarista de arbitragem do país. Já na Rede Globo, ela também é pioneira: é a primeira mulher a fazer parte da “Central do Apito”, juntamente com nomes como Paulo César de Oliveira, Sálvio Spínola e Sandro Meira Ricci. Ela também passou a participar do quadro “A Regra é Clara”, apresentado todas as segundas-feiras dentro do programa “Seleção”, comandado pelo jornalista André Rizek.
Cada vez mais as mulheres vêm conquistando espaço no meio do futebol. A jornalista Ana Thaís Matos integra o time de comentaristas da Globo desde 2019 e foi a primeira mulher a comentar um jogo de futebol na TV Globo, durante a partida entre Brasil X Jamaica, na Copa do Mundo Feminina. Três meses depois, ela fez história de novo: passou a comentar jogos masculinos na TV aberta. Já o Fox Sports, por exemplo, mantém a tradição de transmitir o mesmo jogo em dois canais, sendo um deles com equipe 100% feminina.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.