Isabella Botelho; 20/04/2021 às 09:00

Festival Potência das Artes no Norte (PAN) divulga selecionados 2021

Realizado de 24 a 30 de abril, evento on-line terá espetáculos, pitch, núcleo de crítica e programação formativa em sua segunda edição

Dedicado a fortalecer as produções artísticas nortistas, o Potência das Artes no Norte (PAN) divulgou a lista de selecionados para edição 2021 do festival. Além de espetáculos, foram escolhidos projetos para serem apresentados no Pitch e profissionais para compor o Núcleo de Crítica, duas inovações da segunda edição. O PAN será realizado de 24 a 30 de abril, de forma totalmente on-line e gratuita. 

Espetáculo Agô (Foto: Divulgação)

Com curadoria formada pelos artistas Ítalo Rui, Francis Madson e Gleidstone Melo, o PAN trará, nesta edição, obras gestadas durante a pandemia e que trazem questões sobre os impactos socioeconômicos, políticos e culturais levados à tona pela COVID-19; espetáculos criados em confinamento, no interior da casa dos artistas,  reinventando seus procedimentos de criação, até trabalhos em um país pré-pandêmico, com discursos urgentes e que ganharam ainda mais força no Brasil de 2021. No total, foram selecionados 14 espetáculos para a programação oficial e sete propostas para o Pitch, todos representantes da região Norte, além de cinco profissionais para o Núcleo de Crítica, que possibilitou a participação de pessoas de todo o País.

“O papel desta curadoria não foi construir de forma leviana uma lista, através de sistemas metodológicos construídos à base de eixos temáticos. Neste exercício ético proporcionado pelo PAN, as obras é que levantaram a dimensão metodológica necessária para serem curadas e, assim, a curadoria tornou-se uma mediadora de ações culturais, entre as ideias do evento e os espetáculos.  Neste exercício, que impõe aos curadores diálogo e escuta, debate teórico-prático, devaneios, glossolalias, silêncios, ética e generosidade, partindo do princípio da função social e profissional desse sujeito, foca em formar uma programação diversa e representativa da região Norte. É um gesto decolonial por natureza e visão política a contemplar trabalhos que são potências fundamentais, tanto na qualidade e diversidade, como também na representação dos Estados da região Norte”, declaram os curadores em uma carta aberta, assinada coletivamente. 

Confira abaixo a lista de selecionados para cada categoria do PAN 2021. Contemplado pela Lei Aldir Blanc, por meio do edital emergencial Prêmio Feliciano Lana, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, com apoio do Governo Federal, por meio da Secretaria Especial da Cultura. O festival PAN será gratuito e transmitido on-line. Mais informações podem ser encontradas na conta do Instagram @pan.norte ou pelo site.

Espetáculos selecionados 

Video-performances – Uma Estética dos Restos – Amanara Brandão Lube (RO)

Cabô  – Vitor Rocha  (AM)

A bolha –  Nupramta (AM)

Sobre Lourdes e Viviane   -Viviane Palandi (AM)

Lá Vem o Rio  – CETA: Coletivo Experimental de Teatralidades (AM)

AGO  – Menina Miúda Produções Artísticas (AM)

Do Repente  – Lamira Artes Cênicas (TO)

Submersas no Gapó – Submersas no Gapó (PA)

Vale a Pena Rir de Novo – Circo Matutagem (PA)

Última Estação – Cia Arteatro (RO)

Chica Fulô de Mandacaru – Casa circo (AP)

Ainda bem que não tivemos filhos – Grupo Garagem (AM)

Tartufo-me – Buia Teatro – Um Teatro produções (AM)

Subsolo – Ateliê 23 ( AM)

PITCH – PROPOSTAS SELECIONADAS

Amazonas, o maior musical do Brasil (AM)

As Histórias Que Meu Guarda Roupa Guarda: Calças (PA)

Ayuri Kawa – Tempos Manaós (AM)

Mocinha (AM)

Outramentos  (RO)

Teatro Em Tela (PA)

Yago Reis Ao vivo (AM)

Núcleo de Crítica

Márcio Braz dos Santos Santana (AM)

Klara Cruz de Oliveira (AM)

Paulo Tiago Silva de Souza (AM)

Paula Adrianna Barros da Cruz (PA)

Quemuel Costa Gomes (RN)

Fonte: Assessoria

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.