Isabella Botelho; 24/08/2020 às 15:30

Facebook considera uso de “circuit breaker” no combate à desinformação

Técnica seria utilizada para interromper o alcance de publicações falsas

As eleições presidenciais dos Estados Unidos se aproximam e, por isso, as redes sociais correm contra o tempo para aumentar suas opções para controlar a desinformação dentro de suas plataformas. De acordo com o The Interface, o Facebook, uma das empresas mais criticadas quando tratamos de fake news e discurso de ódio, estaria considerando implementar um “circuit breaker da viralização” para diminuir significativamente o compartilhamento de conteúdos falsos.

O circuit breaker é uma ferramenta tradicional do mercado financeiro. É utilizada quando quando a bolsa de valores atinge uma situação considerada crítica, interrompendo de forma brusca todas as transações para, então, permitir a estabilização. No caso do Facebook, o conceito seria aplicado para interromper o alcance de publicações que estejam sob avaliação para serem consideradas ou não desinformação. Seria uma forma de criar tempo para quem avalia o conteúdo, de forma a realizar a análise cautelosamente.

O Center for American Progress recentemente lançou um relatório no qual recomenda a utilização dos “circuit breakers virais” como forma de barrar o algoritmo de impulsionar a desinformação nas plataformas. Agora, o Facebook deve realizar um programa piloto com o dispositivo que lembra o formato considerado pela entidade.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.