Isabella Botelho; 11/05/2020 às 09:00

Existe amor na quarentena: livro gratuito reúne autores para contar histórias no isolamento

Ao todo, são dez contos, cada um escrito por um autor diferente

Pelo que a história nos conta, as quarentenas já foram o combustível e a inspiração para a produção de grandes obras, como o clássico Decamerão, de Giovanni Boccaccio, escrito pelo italiano durante a Peste Bubônica. Hoje, o momento de reclusão pode ter o mesmo efeito. Pelo menos, teve para o jornalista, produtor cultural e escritor paraense Marcelo Damaso, que organizou a produção do livro de contos Amores em quarentena. “Cientistas buscam a cura, médicos e enfermeiros cuidam dos doentes e artistas criam. O confinamento tem seu lado bom, mas o descanso cansa. E chega a hora em que a inspiração bate e a gente não vê outra saída que não seja criar”, afirma no prefácio. 

View this post on Instagram

Está no ar o livro "Amores em quarentena" (link na bio). . Tem umas três semanas que eu tive o insight pra escrever um conto sobre a quarentena. Aí consegui o apoio de muitos escritores e escritoras que gosto, além do apoio e entusiasmo do @tonimoraesjr que arrematou a edição. A ilustração veio do meu parceiro @rodrigocantalicio . Amores em quarentena foi uma iniciativa minha que reuniu os autores e autoras: Ana Rüsche, André Takeda, Caco Ishak, Edyr Augusto, Estrela Leminski, Marcelo Damaso, Patricia Rameiro, Rochele Bagatini, Toni Moraes e Vladimir Cunha. . O livro é um grande abraço virtual de dez autores e autoras, e um artista visual, que criaram histórias de amor, solidão, compaixão, tolerância, perda, farra e medo, mas, sobretudo, esperança. É uma ação colaborativa que nasceu com o objetivo de levar leitura, entretenimento e diversão para as pessoas durante a quarentena, em suas casas. O download é gratuito. Fique em casa. . O site foi feito pelo @maxdelson . Apoio: Se Rasgum Produções.

A post shared by Marcelo Damaso (@damasound) on

Em entrevista ao Mercadizar, Marcelo contou que o projeto nasceu a partir da ideia de escrever uma história sobre duas pessoas vizinhas que se conhecem batendo panela e passam a se relacionar melhor graças à reclusão. “Eu comecei a escrever, mandei uma mensagem para Edyr Augusto e falei da ideia de escrever um conto. Ele prontamente disse que também escreveria. Então surgiu a ideia de convidar alguns escritores para criar um enredo de histórias de amor, outras nem tanto, que se passassem durante o período da quarentena”, explica. 

“Amores em quarentena é um grande abraço virtual (como o momento permite) de dez autores e autoras, e um artista visual, que criaram histórias de amor, solidão, compaixão, tolerância, perda, farra e medo, mas, sobretudo, esperança. Tem duas luzes fortes brilhando: a que a gente não deve ir ao encontro e a que aparece lá longe, no fim do túnel”, afirma Damaso. 

Ao todo, são dez contos, cada um deles escrito por um autor. São eles: Ana Rüsche, André Takeda, Caco Ishak, Edyr Augusto, Estrela Leminski, Marcelo Damaso, Mercedes G., Patrícia Rameiro, Rochele Bagatini, Toni Moraes e Vladimir Cunha. A arte do livro foi feita por Rodrigo Cantalício e o site foi desenvolvido por Max Delson. A edição ficou por conta de Toni Moraes. 

“E com a proposta de lançar o livro virtualmente em PDF e para Kindle, todos os autores carinhosamente aceitaram o convite para levar um pouco de ficção para as pessoas em casa, uns em termos mais esperançosos, outros em enredos obscuros, mas todos mirando a paisagem apocalíptica dos dias de quarentena”. 

O livro está disponível para download gratuito no site oficial do projeto.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.