Isabella Botelho; 28/08/2020 às 11:30

Estudo da Getty Images aponta representatividade e inclusão na propaganda como principais tendências visuais

Pesquisa entrevistou 5 mil consumidores de 26 países

Em junho deste ano, o mundo assistiu ao movimento Black Lives Matter ganhar mais força nas ruas após o assassinato de George Floyd, homem negro assassinado por um policial branco em Mineápolis, nos Estados Unidos. As manifestações, que pararam o país e repercutiram no mundo todo, trouxeram à tona diversas questões relacionadas à injustiça racial e ao racismo estrutural.

Com esse cenário, cresceu também a busca, principalmente das marcas, pela inclusão. Um levantamento feito para a plataforma de insights criativos Visual GPS, da Getty Images em parceria com a YouGov, empresa líder em pesquisa de mercado, revelou que os consumidores desejam cada vez mais sentir-se representados nas campanhas e, em contrapartida, os anunciantes têm buscado recursos que atendam suas demandas. 

O estudo, que entrevistou 5 mil consumidores de 26 países, também revelou que seis em cada dez pessoas preferem comprar de companhias que foram fundadas ou sejam representadas por pessoas como elas. Segundo Rebecca Swift, diretora global de insights criativos da Getty Images, em nota, o primeiro estudo do Visual GPS realizado antes da pandemia mostrou o quanto a representatividade é importante para as pessoas, o que motivou a sua complementação. “Nossos dados e pesquisa nos dizem que há um claro apetite para contar, ouvir e ver histórias inclusivas, mas marcas e empresas precisam ir além da inclusão simbólica para, intencionalmente, criar publicidade e comunicações comerciais que realmente capturem o autêntico estilo de vida e cultura das pessoas”, comentou.

Segundo o Propmark, no Brasil, por exemplo, as buscas de anunciantes pelo termo “inclusão” cresceram 366%. Já o termo “pessoas reais” aumentou 700% no iStock, site de banco de imagens muito utilizado pelas agências de publicidade na criação. Além disso, de maio a junho, as pesquisas de clientes no site da Getty Images por imagens diversas cresceu 200% e as buscas por imagens de união e igualdade aumentaram 500%.

Além disso, para ajudar empresas a fazerem escolhas que conduzam à representação autêntica e inclusiva em suas comunicações visuais, a Getty lançou o Guia de Pesquisa Visual Inclusiva. “Reconhecemos nosso desafio e oportunidade em apoiar nossa base global de clientes nas escolhas de conteúdo que refletem a preferência do consumidor. Essa pesquisa formará a base para uma série de ferramentas que ajudarão marcas e empresas nessa jornada”, explicou Rebecca, em comunicado.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.