Isabella Botelho; 16/03/2021 às 11:40

Escola de Dados oferece curso gratuito sobre jornalismo de dados ambientais

Inscrições estão abertas até o dia 10 de abril

A Escola de Dados está com as inscrições abertas para o curso gratuito “Jornalismo de dados ambientais: no rastro do desmatamento da Amazônia”, criado com o apoio da Earth Journalism Network. Com início em maio, o curso tem como objetivo a formação introdutória e prática, que apresentará recursos, ferramentas e conceitos para a área, com foco na cobertura de queimadas e desmatamento na Amazônia.

No curso, serão utilizados softwares livres ou gratuitos e dados abertos para mostrar possibilidades de investigações sobre o tema. A formação será oferecida sem custos para até 200 profissionais. Além disso, as pessoas participantes poderão concorrer a 2 bolsas de R$ 8 mil para desenvolver reportagens inéditas baseadas em dados ambientais.

A seleção das pessoas participantes será feita pela Escola de Dados, observando critérios de diversidade (de gênero, regional, racial, etária, etc).  Qualquer pessoa poderá se inscrever no curso, porém, se houver maior quantidade de inscritos que de vagas, será dada prioridade para jornalistas residentes na região da Amazônia Legal.

Podem concorrer às bolsas de apoio qualquer proposta de investigação jornalística baseada em dados ambientais no Brasil. A seleção das pessoas ganhadoras das bolsas de R$ 8 mil levará em conta os seguintes critérios:

  • Potencial de impacto;
  • Originalidade da investigação; 
  • Visibilidade de publicação no prazo (20/06);
  • Transparência da metodologia e uso de dados e soluções de código aberto.

As inscrições podem ser feitas até 10 de abril através do formulário

Confira o cronograma divulgado pela Escola de Dados:

Abril

10/04 – Encerramento das inscrições

15/04 – Publicação da lista de pessoas selecionadas

30/04 – Abertura oficial e envio da mensagem boas-vindas

Maio

05/05 – 18h – Aula ao vivo do módulo 1

12/05 – 18h – Aula ao vivo do módulo 2

13/05 – Anúncio das pessoas ganhadoras das 2 bolsas

19/05 – 18h – Aula ao vivo do módulo 3

26/05 – 18h – Aula ao vivo do módulo 4

31/05 – Encerramento oficial do curso

Junho

04/06 – Prazo para alunos completarem as atividades do curso

20/06 – Envio dos certificados

20/06 – Prazo máximo para publicação das reportagens apoiadas com bolsas

Certificados

Os certificados de conclusão de curso serão emitidos apenas para quem completar 4 dos 5 quizzes semanais até o dia 4 de junho. O envio será feito digitalmente até o dia 20 de junho.

Fonte: Escola de Dados

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.