Hilana Rodrigues; 15/04/2021 às 13:30

Entenda o significado das figuras Ramadã, no Instagram, e porque usá-las sem nexo é desrespeito

As figuras fazem referência ao respeito pelo jejum e orações, que estão entre os cinco pilares do Islã

O Instagram lançou três figurinhas temáticas para os stories sobre o Ramadã, de autoria da artista Hala AlAbbasi, criado para comemorar o mês sagrado do calendário islâmico que iniciou na terça-feira (13/04) e terminará dia 12 de maio. Entretanto, alguns usuários atualizaram as ilustrações em postagens que não tinham ligação com a religião, causando polêmica.

Segundo o Instagram, a intenção era que as figurinhas fossem usadas ao longo da data para marcar momentos da celebração, mas não chegou a afirmar que eram de uso exclusivo para os muçulmanos. Porém, por se tratar de um símbolo religioso, diversos usuários, principalmente os seguidores da religião, afirmam ser ofensivo usar para fins aleatórios.

No Ramadã, os muçulmanos reforçam as orações e leituras ao Corão e jejuam do nascer ao pôr do sol para relembrar o período que o profeta Muhammad recebeu as revelações do Alcorão e assim reforçar a proximidade com Deus. As figuras, no Instagram, fazem referência ao respeito pelo jejum e orações, que estão entre os cinco pilares do Islã.

Durante o período em que estão disponíveis, a rede social agrupa os stories que fazem uso da figurinha, podendo assim, acompanhar tudo que tem relação com o Ramadã em um ‘perfil’ só. Com isso, muitos usuários usam das figuras para gerar engajamento em vídeos e fotos aleatórias, tornando desrespeitosa a publicação e banalizando o significado do feito religioso na rede social, além de confundir quem busca por informações e momentos verídicos da celebração.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.