Ariel Bentes e Eduardo Klinsmann; 08/06/2020 às 18:15

Em meio à pandemia, veja 5 alternativas de presentes para o Dia dos Namorados

Cactoons e Craft's Design são algumas das empresas selecionadas

O Dia dos Namorados está chegando e como outras datas comemorativas em 2020, a dinâmica de compras de presentes e comemorações será um pouco diferente. Segundo o site Exame, o Dia dos Namorados é a terceira data mais importante para o comércio brasileiro, mas com a pandemia, federações da área apontam uma queda de cerca de 42% na movimentação econômica relacionada à data.

Apesar da abertura gradual do comércio em Manaus, evitar locais com grandes aglomerações ainda é uma medida necessária para que o vírus do covid-19 não se propague mais pela capital. Dessa forma, fazer compras sem sair de casa, seja através do Whatsapp, de redes sociais e aplicativos  de delivery, podem auxiliar na hora de presentear o namorado ou a namorada nesta data.  

Pensando nisso, selecionamos cinco pequenos empreendedores que poderão lhe ajudar com este presente ou qualquer outro ao longo do ano. Confira:

Arteric 

Eric Lima, ilustrador do @_arteric, busca conhecer a história do casal, ver fotos e até ouvir uma música marcante deles, para criar a ilustração.  Além disso, Eric gosta de trabalhar com várias texturas e formas diferentes em suas obras, que criam detalhes e uma identidade única para cada uma delas. “Para mim é uma forma de registro que vai além de uma foto ou de um momento específico. É algo mais subjetivo que pode trazer a história de um casal inteiro num único registro! E o fato de ser algo único e exclusivo faz com que o outro se sinta da mesma forma: único e especial”, disse ele. 

As ilustrações custam entre R$ 35 reais, caricatura tamanho A5, a R$ 300 reais, quadro de 60X60 centímetros e o pagamento pode ser feito à vista ou transferência bancária. Além disso, durante a pandemia Eric tem tomado algumas medidas de prevenção.

Foto: Divulgação

mercadizar: Para o dia dos namorados, o que você preparou como opções para presentes? 

Eric: Continuo com os quadros de todos os tamanhos com os mesmos valores de sempre. As caricaturas que são uma ótima opção pra quem quer complementar um outro presente! Nesse ano eu e meu namorado também fizemos as cestas juninas dos namorados! São 14 comidinhas temáticas de festa junina mais uma caricatura do casal também com tema junino, além de uma decoraçãozinha super fofa e até playlist especial pra pessoa entrar no clima total. A gente queria levar essa festa junina para dentro de casa já que os festivais de sempre não vão ocorrer por conta da pandemia!

Cactoons 

A Cactoons é uma empresa composta por três irmãos Tamires, Tainara e Tainan, além da cunhada e social media Hadassa. 

“A Cactoons surgiu após ganharmos um vasinho simples de concreto e Tainan percebeu que conseguiria fazer um desenho nele. Nesse mesmo período nos apaixonamos por cactos. A partir de uma ideia criativa, nosso súbito amor por cactos e a vontade empreender surgiu a empresa”, disse Tamires. 

Foto: Divulgação

mercadizar: Como funciona os processos de fabricação e de customização dos vasos? 

Tamires: Todo o processo de produção dos  vasos é feito de forma manual e tudo é feito por nós, desde o esboços gráficos até as cores de tintas que usamos. Sobre a customização, tudo começa com o pedido do cliente, pedimos a ideia ou a imagem de inspiração e fazemos um esboço digital. Lembrando que usamos as imagens somente como referência, pois procuramos sempre transformar cada vaso em uma peça única. Caso o cliente aceite nossa ideia, damos início ao processo de produção. Já em relação às plantas, nós disponibilizamos um catálogo com todas  as plantas disponíveis. Fica a critério do cliente a escolha. Temos espécies e preços variados e uma mais linda que a outra. 

mercadizar: Como está funcionando as entregas? 

Tamires: Nós contamos com o serviço de entrega, porém em algumas exceções entregamos pessoalmente. Se o cliente preferir, pode fazer a retirada em nossa residência. Lembrando que somos uma loja online e nos casos de retiradas, pedimos que nos informem previamente e que venham de máscaras devido ao cenário atual.

Craft’s Design

A Craft’s Design foi idealizado por Nataly Lima, que produz cadernos totalmente manuais e personalizados ao gosto do cliente. “As artes da capas algumas sou eu quem produzo, mas a maioria eu tenho parceria com artista locais como a Ulidesenha, Aflower, Prilima, Atelie Franca e Lima Arts”, disse ela. 

Foto: Divulgação

mercadizar: Quais são as opções de material e acabamento disponíveis? 

Nataly: Tem vários mas para capa trabalho com o papel craft, os miolos são de papel reciclado 120g que podem ser sem pauta, pontilhado e outros. Tem diversas opções de costura como a copta, francesa, belga, borboleta, seta, cruza, longstitch e dentre outras. 

mercadizar: Qual o maior diferencial da Craft’s?

Nataly: O nosso diferencial é ter várias parceirxs com os artistas locais. Apesar de cada um ter um estilo de ilustração diferente, eles meio que se complementam na dcrafts. Outro diferencial que sempre gosto de destacar é que boa parte das artes das capas são inspiradas na nossa cultura, como a coleção de animais, a coleção com pontos turísticos e a coleção lettering de gírias locais.

mercadizar: Como vocês enxergam o trabalho da Craft’s Design em uma data como a do dia dos namorados? 

Nataly: Como tudo é feito a mão, desde a ilustração da capa até a produção do caderno, sempre vai um pedaço nosso junto e é esse cuidado e amor que eu tenho visto que as pessoas mais valorizam.

damagrella

A damagrella nasceu da curiosidade e interesse em aperfeiçoar os aprendizados adquiridos em cursos de confeitaria que Nely Xavier, dona da empresa, participou. O que antes era feito somente para família e amigos próximos, hoje já alcança cada vez mais pessoas em Manaus. 

Foto: Divulgação

mercadizar:  O que a damagrella preparou para o dia dos namorados?

Nely: Costumamos dizer que compartilhamos o sabor do amor em forma de doce e para essa data, não podia ser diferente. Criamos uma opção de mini cake regional com um mousse de cupuaçu, castanha e chocolate para presente numa caixinha super fofa que quando você retira a tampa, as laterais abrem com frases românticas ou fotos do casal. Além disso, preparamos um cartãozinho exclusivo para cada história de amor que nos chegou. 

mercadizar: Tem alguma história especial ou curiosidade para esse dia dos namorados?

Nely: Esse dia dos namorados sem dúvida vai ser algo especial! Em meio a um momento tão turbulento em que estamos vivendo, se fazer presente com um gesto de amor, não importa qual seja o presente, acreditamos que é o carinho na alma que tanto necessitamos no momento. E, olha, acho que uma pessoa em específico vai sentir isso de uma forma muito romântica: colocaremos um anel de noivado no bolo. Terá pedido de casamento simm!!

Através do Instagram @damagrella é possível fazer orçamentos, encomendas e saber mais informações sobre a entrega. 

Fome de Doce

A Fome de Doce foi criada pelas irmãs Nayara e Natália Serrão, que ao decidir fazer uma viagem de formatura criaram uma empresa de brigadeiros para juntar dinheiro. 

“A Fome de Doce foi aos poucos conquistando espaço com muitos desafios e superações. Depois de um tempo, percebemos a fidelidade de alguns clientes e elogios à qualidade dos nossos doces, atendimento, todo o processo. Isso nos motivou e motiva até hoje a seguir com a produção dos brigadeiros e novos doces”, disse Natália. 

Foto: Divulgação

mercadizar: Como funciona o processo de criação dos doces? Tem algum sabor específico da casa?

Natália: A Nayara é a linha de frente para a produção dos doces! É ela que faz a mágica para obter o sabor que só o nosso brigadeiro tem! Já eu fico mais na parte das fotos, redes sociais, atendimento aos clientes. No brigadeiro, estamos entrando nos sabores regionais, como o da banana frita. Mas na área de doces, o brigadeiro tradicional sempre é o mais pedido. E nos mousses temos o cupuaçu, que é da nossa terra, e o mousse mais pedido.   

mercadizar: para o dia dos namorados, o que vocês preparam como opções para presentes?

Natália: Preparamos três opções de combos para o Dia dos Namorados com nossos brigadeiros e produtos de lançamento. Os nossos combos são: Para nós todo o amor do mundo; Para você guardei o amor; e Quero te ver feliz. Seguimos preços justos para produtos com qualidade de acordo com o nosso público-alvo!

Como queríamos algo a mais pra deixar o kit bem no clima romântico, fechamos parceria com duas empresas de Manaus: a PicStoreBr (@picstorebr) com o fornecimento das fotos Polaroid e a floricultura Linda Flor (@florfloriculturalinda) com os buquês de rosas e girassóis, além da composição do kit personalizado com balões de coração, tags, etc.  

Além disso, a Fome de Doce trabalha com kits de brigadeiros a partir de 6 unidades com diversos sabores no cardápio, trabalham com encomendas e realizam no Instagram promoção de brigadeiros e mousses. 

E você, já escolheu o seu presente? Tem outras sugestões? Envie um e-mail para o contato@mercadizar.com e conta para gente!

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.