Um dos mais longevos e importantes editais de arte contemporânea do país, a Temporada de Projetos, está com inscrições abertas até 30 de outubro. A convocatória do Paço das Artes, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, selecionará cinco projetos de artistas e um projeto de curadoria, de todo o território nacional, que serão expostos ao público no decorrer de 2022, em seu espaço. Para enviar o projeto artístico, basta preencher a ficha de inscrição disponível aqui.
O edital contempla as múltiplas manifestações artísticas e os concorrentes terão ampla liberdade quanto às linguagens de arte contemporânea desenvolvidas em seus projetos. Além da exposição no próximo ano, as obras selecionadas serão publicadas no catálogo da Temporada de Projetos e poderão fazer parte do Acervo do Paço das Artes.
Os projetos escolhidos receberão prêmio de participação de R$ 2.000,00 (para os artistas) e R$ 4.000,00 (para o projeto de curadoria). Além de uma verba para produção das obras dos projetos selecionados e montagem das exposições, e ajuda de custo para os participantes que residem fora da cidade de São Paulo. O resultado desta edição será divulgado em novembro de 2021, no site do Paço das Artes.
Para quem tem interesse em saber mais sobre o edital, os artistas selecionados da Temporada 2020 compartilharam suas experiências no processo de convocação e etapas da produção em duas lives no Instagram do Paço das Artes (@pacodasartes). As gravações das conversas estão disponíveis no perfil.
Inscrições
Para participar da seleção é necessário preencher o formulário disponível no site do Paço das Artes e anexar imagens e os arquivos solicitados, como currículo, textos conceituais, memorial descritivo, cronograma de execução e orçamento em uma pasta única. Todos os detalhes podem ser conferidos no regulamento do edital, disponível no site do Paço das Artes.
Envie suas dúvidas para: temporadadeprojetos@pacodasartes.org.br
Edição atual
A última seleção da Temporada de Projetos foi realizada em 2019, mas os trabalhos escolhidos foram montados apenas em 2021 devido a pandemia da covid-19. A exposição das obras segue em cartaz no Paço das Artes até 7 de novembro:
Amanda Mei – Encontro Marcado II
Ana Caroline de Lima – Um dia com os Friesser
Bruno Faria – Lembranças de Paisagem
Fábio Menino – Objetos Funcionais
Fernando Soares – Força Volátil
Gabriel Torggler – Todo fragmento parte de um todo. Todo tempo é também fragmento.
Higo Joseph – Simbiose
Rodrigo Linhares – Rebote
Simone Moraes – Peso Da Biblioteca Ausente
Fonte: Assessoria
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.