Hilana Rodrigues; 21/07/2021 às 15:00

Discente da UFAM desenvolve aplicativo que facilita acesso a dados do PSC e a ingressar na universidade

"Tô na Ufam" reúne as comparação gráfica das notas de corte e da relação candidatos/vagas das últimas edições e muito mais

O aplicativo “Tô na Ufam”, foi desenvolvido pelo discente do curso de Engenharia Elétrica/Eletrônica da Ufam, Julis Figueira de Araújo, com o objetivo de prestar auxílio aos alunos do ensino médio que desejam ingressar na Universidade Federal do Amazonas por meio do Processo Seletivo Contínuo (PSC).  

Produzido por meio de projeto no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI/CNPq/Ufam), com o aplicativo é possível que o usuário organize os estudos e obtenha as informações organizadas sobre o curso que deseja ingressar na universidade.

Já disponível no Google Play e com mais informações no perfil de Instagram, o app possibilita o acompanhamento e comparação gráfica das notas de corte e da relação candidatos/vagas das últimas edições, dá acesso a todas as provas e gabaritos, gerencia os estudos por meio do conteúdo programático do PSC e muitas outras funções.

Julis Figueira foi orientado pelo professor de Ciências da Computação do Instituto de Computação, Horácio Antônio Braga Fernandes de Oliveira, e afirma que a ideia de construir o aplicativo veio devido as dificuldades que teve quando era aluno do ensino médio em obter dados do PSC em um só lugar.

“As informações eram disponibilizadas no site da Compec só que não estavam aglutinadas de uma forma que fosse mais interessante de acessar. Na época, pensava em alguma coisa que juntasse todas as informações em um mesmo local para facilitar o acesso aos dados”, lembra Julis.

O discente do 8º período de Engenharia Elétrica/Eletrônica explica que a ideia já percorria o imaginário logo que entrou na Ufam, mas só conseguiu focar na produção com a chegada da pandemia, que acabou lhe dando mais tempo livre para aprender como montar códigos de aplicativo.

“Hoje consegui contar cerca de 11 mil dados relacionados ao PSC que eu consegui juntar. É gratificante, porque uma dificuldade que eu e meus amigos tivemos poderá facilitar para outros estudantes terem um acesso melhor. Espero que o aplicativo vá melhorando com o tempo, tenha atualizações para se adequar a cada momento”, conta.

Processo Seletivo Contínuo

O Processo Seletivo Contínuo (PSC) é a forma de ingresso estabelecida pela Universidade com seleção feita em avaliação seriada e contínua nas três séries do Ensino Médio. O aluno realiza a primeira avaliação no 1º ano, depois faz novamente no 2º e 3º e, após escolher o curso que deseja seguir (somente no 3º ano), é classificado por meio de maior pontuação conforme o número de vagas do curso escolhido.

Fonte: Ufam

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.