Nas agências de publicidade e propaganda a imagem é uma grande máquina de estratégia em praticamente todas as mídias: outdoor, revistas, jornais, TVs, peças e campanhas. A verdade é que independente do apelo ao consumo que cada veículo utiliza, a força da imagem será sempre uma aliada da publicidade e as suas diversas maneiras de comunicar.
Por isso, não se pode deixar de mencionar a Lei de Direitos Autorais (LDA) que protege as fotografias, os fonogramas e as obras audiovisuais, utilizados nas campanhas publicitárias, de forma individualizada. Assim, o Mercadizar te dá 5 dicas que podem ajudar você a não ter nenhum problema por uso indevido de imagem ou por falta de autorização. Confira:
1º Dica: Faça contratos de autorização do uso de imagem.
2º Dica: Caso necessite o uso de algo original de um determinado autor, é necessário procurar os responsáveis para verificar o custo e disponibilidade. Nas imagens há conteúdos de propriedade intelectual, que são assegurados por direitos de réplicas e reprodução.
3º Dica: “propaganda subliminar”, por não se tratar de técnica comprovada, não há uma regulamentação para mensagem subliminar, já que essa não é efetiva, mas há a penalização por efeitos subliminares.
5º Dica: Não faça plágio. As leis protegem a criatividade e a originalidade e condena o anúncio que tenha por base imitações.
Para saber mais, acesse também o site do Conar – organização que detém o regulamento com os direitos sobre propaganda no Brasil.
USO DE IMAGENS EM CHARGES
As boas e hilárias charges também são protegidas por lei, ou seja, os chargistas, em casos de reproduções não autorizadas, estão protegidos e você terá prejuízo caso o mesmo não goste de ver sua criação replicada, ou alterada. Ah, quanto a boa e ágil busca, em sites como o google, todo o cuidado é pouco. Os resultados disponíveis não dão o direito de utilização sem a menção da autoria. Então, sim, humor é coisa séria.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.