Isabella Botelho; 05/07/2019 às 11:46

Conheça Vinícius Ghise e Carlos Alberto Jr, palestrantes do Share Talks – Edição Manaus

O Share Talks - Edição Manaus acontecerá reunirá 08 grandes nomes da comunicação brasileira

O Share Talks – Edição Manaus acontece no dia 20 de julho, no CDL Manaus, localizado na Av. Djalma Batista. Realizado pelo Share, empresa de comunicação, a partir deste ano o evento possui um novo conceito: compartilhar conteúdos e estratégias sobre como gerar engajamento tanto para os clientes quanto para as empresas.

Para isso, o evento conta com 08 grandes nomes do mercado da comunicação brasileira, entre eles Vinícius Ghise, CEO da Global AD, e Carlos Alberto Ferreira Júnior, Supervisor Executivo de Mídias Sociais da Rede Globo, que dão continuidade a uma série de entrevistas especiais com os palestrantes do Share Talks – Edição Manaus. Confira:

Vinícius Ghise

Formado em Jornalismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e especialização em Cultura Digital e Redes Sociais, Vinícius é sócio e CEO da Global AD, agência digital especialista em estratégias de marketing digital e soluções em análise de dados.

Portal Mercadizar: Quais os desafios de criar estratégias de marketing digital?

Vinícius Ghise: Nós precisamos entender o perfil e a evolução do nosso cliente, entender os movimentos culturais que estão acontecendo na sociedade e no mundo, que são muito rápidas, além dos movimentos tecnológicos, para que possamos entender quais tecnologias são emergentes e quais estão consolidadas. O desafio é justamente mesclar o entendimento de pessoas com o entendimento de tecnologia, para que nós consigamos atingir os resultados esperados pelos nossos clientes. Dado a exigência do mercado, nós precisamos obter os melhores resultados.

Portal Mercadizar: O que podemos esperar da sua palestra no Share Talks – Edição Manaus?

Vinícius Ghise: Podem esperar justamente a conexão entre os resultados e como gerar a percepção no nosso cliente. Hoje, nós estamos saindo da área digital e de performance e aos poucos entrando num novo momento: uma agência de performance precisa dominar a parte técnica e saber como extrair os dados corretamente das campanhas e monitorar a audiência. Precisamos unir a parte técnica e entender como as pessoas usam a Internet a seu favor e como está a mudança do mercado e, sobretudo, da sociedade, já que grande parte do público nem percebe que está em processo de transformação.

Carlos Alberto Ferreira Júnior

Desde 2000 na Rede Globo, Carlos Alberto Ferreira Jr é formado em jornalismo e já passou pelas áreas de assessoria de imprensa, fotografia, Central de Atendimento ao Telespectador, site, e, desde 2009, trabalha com Mídias Sociais. Atualmente, é responsável pela gestão de conteúdo e relacionamento nos perfis oficiais da Rede Globo nas redes sociais e pelo relacionamento com telespectadores, blogueiros e influenciadores.

Portal Mercadizar: Na sua opinião, quais os desafios para uma empresa na gestão de mídias sociais?

Carlos Alberto: Passa por encontrar os talentos que a empresa precisa para tocar os processos e o dia a dia de redes sociais e que essas pessoas tenham liberdade criativa, mas, ao mesmo tempo, mantendo a responsabilidade por estarem tocando o perfil de uma marca. E a empresa também precisa ter uma cultura voltada para a criatividade para que consiga experimentar, aprender e fazer coisas incríveis.

Portal Mercadizar: A partir do que você estuda e vê no dia a dia, quais as tendências para o futuro das mídias digitais?

Carlos Alberto: Eu percebo algumas tendências que estão muito claras e que vêm aparecendo cada vez mais no mercado. A primeira é o uso e estudo de dados. É muito fácil perceber que muitas empresas se notabilizaram com tweets, posts e interações engraçadas e, sobretudo, muita agilidade. Era um conceito de trabalho voltado para a produção de conteúdo e relacionamento. Mas hoje, o mercado evoluiu bastante e chegou a um momento de questionamentos sobre os resultados. Os dados hoje são o ouro em pó do mercado, o grande diferencial entre quem quer brincar com os gigantes e quem quer ficar apenas no “play”. Hoje, quem se apropria dos dados, tira insights deles, acompanha repercussão de perfis e entende o movimento do seu público e seu perfil etnográfico, está em vantagem competitiva. Outra tendência é o uso de fala para pesquisa, como o Google Assistant e a Siri. Com soluções assim, você consegue praticar a inclusão e trazer mais pessoas para o mundo digital.

Portal Mercadizar: Para você, quais os principais desafios da comunicação atualmente?

Carlos Alberto: Eu acho que a comunicação, mais do que nunca, é digital. Ela está se sedimentando como uma comunicação digital, que chega para as pessoas através de smartphones e computadores. O profissional de comunicação desse novo mundo precisa entender de tecnologia, de redes como um todo e que números e dados são essenciais para a profissão. Hoje, o comunicador precisa amar números e fazer planilhas. Ele precisa olhar para os números e entender o que eles querem dizer, porque ali está a raiz do futuro da comunicação: desde o entendimento de quem é o público, seu comportamento, perfil etnográfico, o que ele gosta e o que menos gosta até o que se tornou tendência. Os desafios da comunicação estão, sobretudo, nessa mudança do profissional que atua nesse mercado e que precisa se adaptar. E as empresas, por outro lado, também precisam se adaptar para entender os novos dados.

Portal Mercadizar: O que podemos esperar da sua palestra no Share Talks – Edição Manaus?

Carlos Alberto: A minha palestra em Manaus está cheia de novidades. Eu estou levando um pedaço muito grande de produção de conteúdo, onde eu mostro o que nós temos feito de ações de relacionamento, mas também vou mostrar como temos amadurecido o entendimento e o uso de dados.

Inscrições Share Talks – Edição Manaus

Os ingressos para o Share Talks tem o investimento de R$149, mas para aqueles que desejam ir acompanhados dos amigos é possível comprar três ingressos por R$129 cada.  As inscrições podem ser feitas no site oficial da empresa. 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.