Nayá Costa; 25/11/2019 às 09:00

Conheça o novo modelo de gestão utilizado pelas multinacionais

A metodologia lean é o novo modelo de gestão preferido para empresas que querem evitar desperdícios

As multinacionais têm passado por vários processos de mudança com o estopim da Indústria 4.0, onde ser proativo é chave para o sucesso. Com consumidores cada vez mais exigentes, manter o tradicionalismo na gestão é uma falha gravíssima, e as empresas já perceberam isso. É aí que se populariza o  “lean innovation” , ou metodologia lean, em que as grandes companhias focam nos seus clientes e minimizam o tempo para criar um novo produto, por exemplo.

A metodologia lean é um modelo de gestão utilizado para evitar desperdícios, otimizando a comunicação entre empresa e cliente, além de aumentar a produtividade das equipes, diminuindo assim possíveis atrasos. Com a nova filosofia, não só as multinacionais, mas pequenas startups poderão crescer e inovar no mercado.

O conceito do método se baseia em  fazer mais com menos, proporcionando aos clientes uma experiência positiva com os produtos e suprindo assim suas demandas. Sua implementação resulta em melhoras em vários setores, pois padroniza o trabalho e melhora o fluxo de produção nas empresas. 

Marcas “lean”

Rolo de papel higiênico infinito? No ano passado, a equipe de desenvolvimento da P&G anunciou o “Rolo da Liberdade” no Facebook e no Instagram, nos Estados Unidos. A ideia era que os consumidores não precisassem trocar o papel com tanta frequência, e apesar da ideia parecer mirabolante, a marca recebeu um feedback positivo dos clientes e passou a vender os rolos em suas lojas.

Outras multinacionais também embarcaram na metodologia lean, como a Johnson & Johnson, que reuniu pequenas equipes multifuncionais com recursos mínimos para lançar “MVPs” (produtos minimamente viáveis). Com o novo método, a Johnson & Johnson consegue agregar valor aos clientes, além de identificar gargalos e falhas com antecedência. 

Foto: Divulgação

Apesar da implantação do novo método, as grandes empresas não deixaram totalmente de lado as gestões mais tradicionais, como as pesquisas quantitativas. Elas ainda estão se adaptando à nova gestão, analisando seus riscos e fazendo as alterações necessárias.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.