Hilana Rodrigues; 01/10/2021 às 15:30

Conheça a coleta agendada, e gratuita, para descarte de objetos grandes em Manaus

O agendamento pode ser feito por contato de WhatsApp

Lançado em 11 de julho de 2019, pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, a coleta gratuita de objetos foi criada em parceria com as duas concessionárias dos serviços de coleta de lixo que operam em Manaus.

Com a finalidade de evitar que objetos de grande porte como sofás, camas e geladeira fossem parar em igarapés ou vias públicas, a coleta funciona por agendamento realizado via aplicativo de mensagens ou ligação.

Para utilizar o serviço, é necessário entrar em contato com a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), por meio do WhatsApp (92) 98415-9563 ou 98459-5618, entre 8h e 16h durante a semana, e informar quais os objetos deseja que recolham, enviando fotos, endereço da retirada, telefone para contato e nome da pessoa que esperará a equipe.

Para confirmar a retirada, a equipe da prefeitura enviará uma mensagem informando a data e horário em que a equipe irá recolher os resíduos com o uso de até dois caminhões baú. A recomendação é que os objetos não sejam colocados na calçada antes do dia e horário agendado.

De acordo com a organização, os resíduos coletados são destinados a grupos de catadores que realizarão a separação dos materiais que ainda são aproveitáveis. O restante do material será encaminhado para o Aterro de Manaus.

O serviço informa que atualmente, cerca de quase 30 toneladas de lixo são retiradas dos igarapés diariamente. A coleta e retirada dos objetos grandes é uma proposta de combate para diminuir esses números.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.