Isabella Botelho; 12/06/2020 às 14:31

Como as marcas reinventaram as campanhas para o Dia dos Namorados deste ano?

Campanhas apostaram na reflexão sobre o distanciamento social

O Dia dos Namorados é uma das datas mais importantes para o comércio brasileiro, movimentando lojas e restaurantes. No entanto, neste ano a celebração está sendo um pouco diferente por conta da pandemia de coronavírus. Um dos maiores desafios do isolamento social é ficar longe de pessoas que amamos. A solução é investir nos deliverys, no e-commerce e nas comemorações virtuais. Hoje, Dia dos Namorados, selecionamos 8 campanhas em que agências e anunciantes apostaram em ações online e voltadas ao distanciamento social em tempos de pandemia para celebrar a data. Confira:

Americanas

Estrelada pelo cantor Luan Santana, a campanha “Dia dos Namorados Americanas: garanta seu presente” traz uma brincadeira com os títulos das músicas do artista. As peças também destacam os benefícios de se comprar pela Americanas.

Com criação da WMcCann Rio, a campanha conta com uma peça central de 30’’ construída com base em canções como “Amor Distante”, destacando que, mesmo afastados, a Americanas consegue unir as pessoas que se amam de verdade. Ao longo das cenas, o cantor descreve várias maneiras de surpreender e presentear os amados, sempre unindo suas músicas e as vantagens da marca.

Boticário

A nova campanha do Dia dos Namorados do Boticário propõe que os casais troquem promessas reais, para renovar e manter as sensações de um relacionamento a dois. O filme traz cenas de casais assumindo esses compromissos, tudo embalado pela trilha sonora clássica “Eu Sei que Vou Te Amar”, de Vinicius de Moraes e Tom Jobim.

Criada pela AlmapBBDO, a comunicação incentiva que essas declarações de amor sejam o novo normal e traz a hashtag #promessasreais. A campanha está presente na TV e em meios digitais.

Brahma

Dando continuidade ao conceito ‘Um brinde ao que realmente importa na vida’, a Brahma celebra o Dia dos Namorados com uma homenagem aos casais que passaram a viver juntos durante o isolamento social, os “namoridos” da quarentena. 

A campanha, criada pela agência Africa e produzida pela The End, mostra cenas de diversos casais que vivem este novo cotidiano. O filme está sendo veiculado na TV aberta e nas plataformas digitais da marca. Além disso, a Brahma aproveitou o momento para presentear os casais com alianças feitas de latinhas de cerveja, todas registradas com o nome e os dias de quarentena que passaram juntos. 

O ‘Circuito Brahma Live’ também preparou uma programação especial para os apaixonados: serão apresentações da dupla Bruno e Marrone (12/06), Luan Santana (13/06) e do cantor Daniel com o grupo Roupa Nova (12/06).

Heinz

Pensando no distanciamento provocado pela pandemia de coronavírus, a Heinz resolveu ajudar algumas pessoas a fazerem uma surpresa especial para seus amores através do X-Declaração, ação idealizada pela Agência Africa.

Em parceria com a hamburgueria Frank & Charles, em São Paulo, a partir de hoje, 09/06, os apaixonados poderão comentar no Instagram da Heinz qual mensagem mandariam para seu par no Dia dos Namorados. Alguns deles serão convidados pela marca a enviar o X-Declaração com a mensagem romântica gravada no pão do hambúrguer no dia 12/06.

 Hering

A campanha para o Dia dos Namorados da Hering apresentou o mote ‘Básico é amar do jeito que você quiser’. O filme, desenvolvido pela equipe interna da marca, traz uma diversidade de casais, reforçando a importância de as pessoas serem livres para amarem o que e quem quiserem.

Além do filme institucional, a empresa promoveu live com a escritora e roteirista Camila Fremder e a influenciadora digital Carla Ortiz na segunda-feira, 08. A ideia central era trazer uma conversa sobre o autoamor e como manter a relação interessante consigo mesma. Durante a transmissão, a Hering ofereceu um voucher de 10% de desconto em todos os produtos do site.

Além do filme e da live, a marca enaltece a liberdade do amor através do lançamento de uma collab com a Post-it e de conteúdos com influenciadores e pessoas reais.

Natura

Assim como no Dia das Mães, o grande destaque da campanha para o Dia dos Namorados da Natura é de novo a produção das peças no contexto da pandemia do coronavírus. Intitulada #AmorComHumor, a ação criada pela DPZ&T conta com um comercial de um minuto que foi inteiramente filmado com iPhones, brincando com as formas encontradas pelos casais para se distrair durante a quarentena.

A peça se chama “Perto ou longe, celebra o Amor com Humor” e é estrelada por Tatá Werneck e Rafa Vitti, que lideram uma série de casais de atores e atrizes em diversas coreografias de dança. A ideia é aproveitar o fenômeno do TikTok, aplicativo popular que ganhou ainda mais atenção neste momento pelo maior número de duplas românticas que entraram na rede social para imitar suas dancinhas meméticas.

O vídeo também é embalado por um cover de “Fico Assim Sem Você”, canção icônica da dupla Claudinho e Buchecha.

Pão de Açúcar 

Para celebrar o amor e dar uma dica aos casais apaixonados, a rede de supermercados Pão de Açúcar promoveu na terça-feira, 9, uma live sobre harmonização de vinhos. Para promover o novo cardápio temático da data, a Cheftime, marca de gastronomia do mercado, liderou o projeto em seu canal no Instagram. Carlos Cabral, especialista em vinhos, participou da transmissão ao vivo.

A live apresentou dicas de como harmonizar os vinhos com diferentes opções de alimentos, como massas, risotos, carnes, aves e peixes. Entre as opções do Cheftime para a data, a marca disponibiliza pratos pré-prontos que servem até duas pessoas, entre eles, o Ravioli Recheado de Brie e Nozes ao Molho de Champagne, prato exclusivo para o Dia dos Namorados.

Philco

Com o intuito de tornar mais descontraído o Dia dos Namorados para casais e solteiros que estão em quarentena, a Philco convidou o chef de cozinha Erick Jacquin para dar dicas virtuais e ensinar como preparar um jantar romântico em casa. A marca realizou uma live na sexta-feira, 05. Durante a transmissão, o cozinheiro francês ensinou os preparos de café da manhã, almoço, jantar e sobremesa, além de tirar dúvidas ao vivo, ensinar truques de culinária e dar dicas aos que usaram a hashtag #meajudajacquin.

O apresentador também irá informar no decorrer do programa, a forma de contribuir com o projeto Costurando Sonhos Brasil, da comunidade de Paraisópolis, em São Paulo, que é uma das 10 frentes de ação do Comitê das Favelas e que a Philco apoia com doações.

A marca ainda informa que quem assistir a live e interagir com Erick Jacquin saberá como concorrer a um sorteio de produto Philco, além de cupons de desconto.

Novos jeitos de celebrar a data

Entre os dias 18 e 20 de maio, o Google realizou uma pesquisa online com 800 brasileiros para entender os impactos da pandemia da Covid-19 no Dia dos Namorados. Os resultados mostram que o distanciamento virtual mudou a forma de celebrar de 63% dos brasileiros neste ano.

Quando perguntados sobre o que mudaria na celebração da data, 35% afirmaram que pretendiam fazer algo juntos em casa e 20% preparariam um jantar. Deixar de ir a restaurantes (25%), cancelar planos de viagens (22%) e adiar a celebração da data (12%) também foram algumas das mudanças declaradas.

Com a data acontecendo mais dentro de casa do que em anos anteriores, o interesse por categorias de produtos relacionadas a esse tipo de comemoração aumenta conforme o dia 12 se aproxima. As principais compras para a ocasião são roupas, calçados e acessórios (25%), flores e cartões (24%), alimentos para as refeições (23%) e produtos de beleza e perfumaria (18%).

Apesar do contexto, a intenção de presentear permanece. O costume de presentear na data em outros anos foi declarado por 20% dos entrevistados, e para 2020, 22% disseram ter intenção de comprar presentes (56% declarou que não ia comprar e 21% não sabia ainda). 

A forma de compra do presente também sofrerá mudanças devido à evolução do Coronavírus no Brasil, 43% dos entrevistados declararam que irão comprar online – o que requer adaptações no presente também: 25% irá mudar para produtos mais fáceis de comprar online e 23% para produtos que minimizem a necessidade de troca. Entre as mudanças no processo de compra também estão: de comércio pequeno/ próximo (23%), com mais antecedência (16%), depois da quarentena (12%), em cima da hora (9%) e de revendedores/catálogos (9%).

 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.