Ariel Bentes; 21/08/2020 às 10:14

Com participação de diversos artistas, MOA Festival Online de Belém ocorre neste sábado

O festival acontece a partir das 15h através do perfil da Produtora Braçal Discos na plataforma Youtube

No ano de 2019 o Projeto MOA, Centro de Produção Musical com Tecnologias digitais formou 19 jovens do Distrito D’Água, que corresponde aos bairros do Guamá, Jurunas, Terra Firme, Cremação e Condor, em duas frentes: Produção Cultural e Produção Musical. Juntos, produziram 15 artistas paraenses que nunca antes gravaram suas músicas profissionalmente. Como resultado desse trabalho nasceu a coletânea intitulada “Pelas Fitas”, que reúne 15 faixas de músicas autorais de artistas/bandas/grupos musicais oriundos das periferias de Belém. O título da coletânea faz referência às moradias de palafitas e as gírias da nossa região. As faixas foram lançadas nas plataformas streaming de música no dia 27 de março, e a coletânea pode ser ouvida por completo no Youtube, link aqui

Depois de um ano de muito trabalho e um hiato de meses por conta da pandemia de Covid 19 que impediu o Festival de acontecer presencialmente e que, infelizmente, já vitimou mais de 109 mil pessoas no Brasil, o Projeto MOA promove o “MOA Festival Online”, um evento de culminância que fecha este primeiro ciclo do Projeto. O MOA Festival Online será realizado neste sábado, 22 de agosto, a partir das 15h através do perfil da Produtora Braçal Discos na plataforma Youtube.

Além de formar jovens para atuar no mercado cultural local, o projeto possui um carácter inédito por realizar um produto musical gerado a partir da formação técnica de produtores musicais e culturais. “É inédito porque não se trata apenas de gravar o artista gratuitamente, antes disso se trata do processo de formação desse time de produtores, onde o nosso objetivo maior é fortalecer um arranjo produtivo local, criar uma rede de talentos, e são esses jovens, que com esse conhecimento técnico vão ampliar sua capacidade de levar as suas linguagens para o Brasil e para o mundo.” afirma Giancarlo Frabetti, coordenador do MOA.

“Foi um processo que incentivou a atuação nos próprios bairros, de uma ideia inicial de criar um estúdio comunitário, onde pessoas da comunidade pudessem trabalhar e que artistas procurassem a gente para gravar suas músicas.” diz Rebecca Braga, coordenadora do Projeto. Os próximos passos são: expandir o projeto para outros bairros com as formações, fomentar essa rede de produtores e artistas, contribuindo assim com a cena cultural de Belém, pela perspectiva da periferia. 

Para celebrar esse ciclo, o MOA – Centro de Produção Musical com Tecnologias Digitais convidou  vários artistas selecionados que foram gravados pelo projeto, em um line up que vai misturar estilos musicais, como o rap, carimbó, guitarrada, samba e outros, para fazerem parte de uma transmissão online que vai mostrar o resultado desse processo.

O line up do MOA Festival Online de Belém conta com a participação dos seguintes artistas: Os Tamuatás do Tucunduba, Encanto do Tambor, Boi Marronzinho, Samaúma, Jambu Cósmico, Eduardo Barbosa, Roda de Samba Fé no Batuque e os rappers Shayra Mana Josy, Nega Ysa, W Mate-U, D’Luís, Bart MC, Roge e Juan K. 

O projeto foi viabilizado por meio do Edital “Projetos Culturais de Relevância Social” da Fundação Cultural do Município de Belém (FUMBEL), e do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX) da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Pará (UFPA/PROEX). Contou também com a parceria da Faculdade de Ciências Econômicas (FACECON) e da Escola de Música (EMUFPA), além do apoio do Estúdio Casarão Floresta Sonora e a produção da independente Braçal Discos. A coletânea “Pelas fitas” foi produzida, mixada e masterizada pela Equipe MOA.

 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.