BrasilNotícias

Cocriação: o futuro do desenvolvimento de conteúdo e serviços

Um dos maiores desafios enfrentados pelas marcas atualmente é se manter relevante em um mercado que vive em constante mutação e cheio de concorrentes. Uma forma de se destacar em meio a multidão de conteúdos arremessados todos os dias e se adaptar a competitividade é elaborar soluções inovadoras.

Com a ascensão das redes sociais, a forma de se comunicar com o público mudou. Felizmente, essa “nova ordem mundial” tem trazido resultados de grande impacto para muitas marcas. Hoje, é possível que marcas e pessoas construam e tenham seus próprios canais de comunicação. E mais, dependendo da amplitude, elas podem atravessar fronteiras e atingir cada vez mais pessoas, onde quer que elas estejam. Tudo é possível e está ao alcance de todos.

Porém, chamar a atenção do consumidor e criar engajamento, ultimamente, tem sido uma oportunidade para poucos. Construir uma rede concreta é um desafio enorme. A verdade é que, num mundo cada vez mais digital, recheado de relações superficiais, tudo o que o cliente quer é se sentir próximo da marca que consome e se sentir parte de algo grande. É aí que entra a cocriação.

A cocriação, ou colaboração, acontece quando uma organização leva pessoas de fora da empresa para o processo de criação e desenvolvimento de novos produtos, serviços e até mesmo estratégias. Não se trata de o quão bem a companhia foca no consumidor. Trata-se, na verdade, de ter a empresa e o cliente criando juntos uma nova experiência para o consumidor. 

A cocriação tem três vertentes: a interna, a com clientes e a com outras empresas. A que mais nos interessa aqui é a que envolve os clientes.

Ninguém conhece melhor as necessidades de seu público do que ele mesmo, não é? Ao fazer uma colaboração com clientes, uma empresa tem a oportunidade de escutar a opinião de pessoas que a veem de uma perspectiva diferente dos colaboradores e, por isso, podem apresentar ideias diferentes e soluções para os questionamentos que pairam na mente dos criadores. Além disso, a cocriação permite uma relação de aproximação entre marca e cliente, aumentando até mesmo a possibilidade de compra.

A Vult, marca de maquiagens do Grupo O Boticário, anunciou na semana passada o lançamento, pela primeira vez, de uma linha de sombras co criada em parceria com um grupo de consumidoras. Depois de mapear as interações das clientes nas redes sociais, a marca convidou seis mulheres com diferentes perfis para participar da idealização de seis paletas de sombra.

Vanessa Rozan, maquiadora e embaixadora da Vult, conduziu, junto às escolhidas, uma sessão de brainstorm e um laboratório de colorimetria para traduzir a personalidade de cada uma em cores. O processo resultou em cinco produtos: “Amor por mim”, “Poder”, “Confiança”, “Liberdade” e “Beleza”. Com o mote “Amor próprio à primeira vista”, a campanha, que foi ao ar na última quinta-feira, 26, é estrelada pelas próprias criadoras da linha: Aline, Anita, Babi, Keila, Maria e Tiemy.

Mais recentes

Entretenimento

Bloco do Decreto abre Circuito de Carnaval na avenida Nilton Lins com entrada gratuita

Festa acontece neste sábado (14), a partir das 16h
Entretenimento

Panorando estreia ‘Aboio – O Auto do Boi Cansado’ com apresentação gratuita em Manaus

Espetáculo reúne dança, teatro e máscaras para refletir sobre cultura popular e exaustão no trabalho
MúsicaSem categoria

Jhimmy Feiches lança ‘Bonito na Vida é Se Apaixonar’, álbum que celebra o amor em suas múltiplas formas

Três músicas inéditas foram lançados pelo artista 
Eventos

Centro Cultural Velha Serpa recebe lançamento da HQ ‘A Batalha de Itacoatiara’

Lançamento marca o encerramento do circuito oficial e reconecta obra ao local onde a história aconteceu
Entretenimento

Bloco do Decreto abre Circuito de Carnaval na avenida Nilton Lins com entrada gratuita

Festa acontece neste sábado (14), a partir das 16h
Entretenimento

Panorando estreia ‘Aboio – O Auto do Boi Cansado’ com apresentação gratuita em Manaus

Espetáculo reúne dança, teatro e máscaras para refletir sobre cultura popular e exaustão no trabalho
MúsicaSem categoria

Jhimmy Feiches lança ‘Bonito na Vida é Se Apaixonar’, álbum que celebra o amor em suas múltiplas formas

Três músicas inéditas foram lançados pelo artista 
Eventos

Centro Cultural Velha Serpa recebe lançamento da HQ ‘A Batalha de Itacoatiara’

Lançamento marca o encerramento do circuito oficial e reconecta obra ao local onde a história aconteceu

Relacionadas

NotíciasSociedade

TRT-11 promove ação ‘Elas em Pauta’ para  conciliação em processos de trabalhadoras

Interessadas podem solicitar inclusão de processos até 20 de fevereiro; audiências ocorrem em Manaus e Boa Vista
Notícias

Governo do Pará lança Edital Semear 2026 para apoiar projetos culturais

Inscrições para captação de recursos via ICMS seguem até 5 de março; cada projeto pode receber até R$ 600 mil
boi garantido
AmazôniaNotícias

Boi Garantido inaugura estúdio em Parintins e faz história ao produzir álbum 2026 na cidade

Estrutura inédita permite que todas as etapas da produção musical do álbum 2026 sejam realizadas integralmente na cidade
Acessar o conteúdo