Isabella Botelho; 29/04/2020 às 19:30

Caso Pugliesi: influenciadora perde contratos após desrespeitar quarentena

A influenciadora digital foi uma das primeiras celebridades a testar positivo para o novo coronavírus

No último domingo, 26, um dos assuntos mais comentados nas redes sociais foi a reunião que a modelo e influenciadora digital Gabriela Pugliesi promoveu em sua residência na noite de sábado. Publicações nos stories (posteriormente apagadas) feitas por ela e por outros amigos que estavam no mesmo ambiente mostravam pessoas reunidas em clima de celebração e comemoração. Não demorou muito para que a Internet começasse a reagir criticando a influenciadora por ir contra todas as recomendações das principais organizações de saúde, que pedem para que sejam evitadas aglomerações e reuniões de pessoas que possam colaborar com a disseminação do Covid-19. 

Os desdobramentos da atitude de Gabriela, que foi uma das primeiras celebridades a informar que testaram positivo para a doença no país, foram muito além das críticas do público e tiveram impactos comerciais. Com 4,5 milhões de seguidores no Instagram, a influenciadora digital é famosa por promover hábitos de vida saudáveis e estimular a prática de exercícios. Este estilo tornou Gabriela uma personalidade requisitada para a realização de ações comerciais para marcas dos mais variados gêneros. 

A reunião com os amigos durante o período de isolamento social exigido para combater a pandemia de Covid-19 repercutiu negativamente entre público e patrocinadores. Pressionadas nas redes sociais, diferentes marcas anunciaram a suspensão das parcerias com a empresária e outros influenciadores que estiveram no local.

Até o fechamento desta matéria, as empresas Liv Up, Baw Clothing, Desinchá, Hope, Rappi, Mais Pura, Kopenhagen, Seara, Fazenda Futuro, LBA, Schutz e Studio Velocity já haviam cancelado os trabalhos com Gabriela. A Seara também cancelou a parceria com Mariana Saad, influenciadora que também estava na festa. A seguir, confira alguns dos pronunciamentos feitos pelas empresas:

Liv Up 

A empresa de comidas saudáveis, que já realizou ações com Gabriela Pugliesi, utilizou o Twitter para criticar a atitude da influenciadora e anunciar a suspensão de trabalhos futuros que faria com ela. 

Hope 

Sem citar diretamente o nome de Gabriela, a marca de lingeries manifestou através de nota oficial publicada em seu Instagram que está comprometida em seguir as recomendações das autoridades em saúde.

https://www.instagram.com/p/B_d13shJKR7/

Desinchá

A marca de chá também fez um post falando sobre o posicionamento durante a pandemia de coronavírus com colaboradores, clientes e fornecedores. 

https://www.instagram.com/p/B_dlsXuAMbw/?utm_source=ig_embed

Rappi

Em resposta a uma seguidora que questionou o posicionamento da marca em relação à influenciadora, a Rappi disse que apoia todas as medidas de prevenção à Covid-19 e que encerraria sua parceria com a influenciadora.

No dia seguinte à festa, após toda a repercussão negativa, Gabriela Pugliesi pediu desculpas através de vídeo publicado em suas redes sociais. Além dos patrocinadores e contratantes, ela também perdeu cerca de 100 mil seguidores em menos de um dia. Na tarde da segunda-feira, 27, a influenciadora desativou sua conta no Instagram. 

Esta não é a primeira vez em que criadores de conteúdo têm seus contratos rompidos após se envolverem em polêmicas nas redes sociais. Cada novo caso reabre o debate sobre a responsabilidade social dos influenciadores. Afinal, como o nome já diz, eles são responsáveis por influenciar milhões de pessoas que os acompanham. 

 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.