Nayá Costa; 13/02/2020 às 17:00

Aprenda a usar o Medium

A rede social é voltada para escritores e leitores, possibilita personalização do layout e promove a interação entre usuários

Você já teve vontade de escrever uma ideia, crítica ou opinião sobre determinado tema e não soube onde fazer? Criar um blog seria a resposta ideal para essa pergunta anos atrás. Porém, existe hoje uma rede social específica para a divulgação e leitura de textos, que te permite abusar da criatividade e criar vínculos com outros escritores e leitores: o Medium.

O Medium foi criado para incentivar escritores dos mais diversos nichos a deixarem sua marca no mundo através de seus textos. Com um layout simples e personalizável, a rede se assemelha ao blog, mas conta com diversas ferramentas que a tornam moderna e interativa. 

Criatividade é a palavra chave para atrair leitores na plataforma. Por isso, se você ainda não sabe como funciona o Medium, confira abaixo um guia de como entrar e fazer sucesso com seus textos!

Inscreva-se no Medium

Inscreva-se no Medium usando seu login do Twitter ou Facebook, sua conta Google ou seu endereço de e-mail. Em seguida, conecte suas demais contas, pois a rede pode extrair seus dados sociais. Assim, qualquer um que esteja seguindo você no Twitter, por exemplo, e já possua uma conta no Medium será automaticamente um seguidor.

Configure sua página de perfil com seus dados pessoais. Insira seu nome em “nome de exibição”, para que os leitores possam te encontrar com facilidade. Não esqueça também de escrever uma biografia resumida e descritiva em seu perfil no Medium. Lembre-se que todas essas informações são integradas à da busca, e por isso, ajuda os usuários do Medium a achá-lo quando procurarem algo para ler.

Escreva uma história

Clique no botão “Escrever uma história” no topo direito da página inicial para criar seu texto. Você pode escrever diretamente no site, colar um texto que você já escreveu ou importar uma parte de qualquer lugar da web clicando em seu avatar no topo direito.

É importante escrever um título e um subtítulo bem pensados, visto que eles servirão de atrativos para seus leitores. Adicionar imagens criativas e em alta qualidade darão um ar diferente em seu texto, então não deixe de investir nisso! 

Se você clicar no botão “…” no topo direito, verá a aba “Customizar título/subtítulo”. Nela você poderá editar o título e o subtítulo que serão mostrados no Medium e ao compartilhar seu texto. 

Você pode também alterar a formatação do texto e imagens com citações curtas, conjuntos de imagens e letras capitulares. Por último, utilize links e incorporações. Todos esses passos simples vão te ajudar a impulsionar seu texto.

Publique

Você possui a opção de agendar uma postagem, publicar em privado ou reservar direitos clicando na “Publicar” e em seguida, em “agendamento/visibilidade/licença”. Publicar algo como “não listado” fará com que sua postagem vá ao ar no Medium, mas ela ficará visível e pesquisável apenas para aqueles com quem você compartilhou a URL. Além disso, seus seguidores não serão notificados da publicação. Caso deseje tornar a postagem pública depois, você pode, mas seus seguidores não serão notificados da nova história.

O menu também permite adicionar marcadores (tags), palavras-chave ou tópicos, à sua história. Use a maior diversidade possível na combinação de marcadores para ajudar sua postagem a atingir uma alta audiência. Quando estiver pronto, clique em “Publicar história”. Se você escolheu a opção pública, sua postagem vai aparecer nas páginas iniciais e newsletters de seus seguidores. 

Evite fazer publicações nos finais de semana, pois a maioria das pessoas não está usando o computador nesses dias.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.