O Instagram está incentivando a celebração do Ano Novo Chinês com novas figurinhas de Tigre. A data, que começa a contar nesta terça-feira, 1º, marca a chegada do ano 4720, pelo calendário do país asiático.
Na aba dos Stories, ao clicar no ícone onde ficam os adesivos, há um pacote com três figurinhas exclusivo que quando publicado nos stories, a foto ou vídeo é adicionado a um destaque coletivo disponível na parte superior da barra de publicações instantâneas.
Ano Novo Lunar
A data é um dos feriados mais importantes em grande parte da Ásia, como tradição de ano referente a algum animal, este ano é comemorado o Ano do Tigre.
O calendário chinês tem a Lua como parâmetro e o que marca o Ano Novo é a primeira Lua Nova após o solstício de inverno. Geralmente, fica entre os dias 20 de janeiro e 18 de fevereiro.
A data do Ano Novo é móvel, ela não acontece sempre depois de um ciclo fixo de dias, como no caso do calendário Gregoriano, que se repete a cada 365 dias, já o ano lunar, tem cerca de 354 dias, que é o tempo para que a Lua atravesse 12 ciclos completos.
Normalmente, milhões de pessoas aproveitam a oportunidade para viajar e celebrar o também chamado Ano Novo Chinês com a família, que novamente devido aos cuidados referentes à pandemia de Covid-19. Já o terceiro ano sem a festividade presencial.
Por que os chineses relacionam os anos a animais?
Os anos são dedicados a animais no calendário chinês. São doze que se intercalam: Rato, Boi, Tigre, Coelho, Dragão, Serpente, Cavalo, Carneiro, Macaco, Galo, Cão e Porco (ou Javali).
Essa relação com os animais vem do budismo. Na mitologia dessa religião, ao decidir como seria o calendário, Buda convocou uma reunião com os bichos, mas só 12 apareceram para o encontro. Por isso, eles foram homenageados de acordo com sua ordem de chegada.
Ano do Tigre
Segundo a tradição, o tigre é considerado o rei dos animais e pode ser interpretado como um símbolo de poder, coragem, confiança, força e liderança, além de um animal que espanta maus agouros.
“O tigre protege contra espíritos malignos e pode acabar com demônios e fantasmas”, disse Chen Lianshan, especialista em folclore da Universidade de Pequim, à Associated Press.
O Ano do Tigre também pode ser associado à vitalidade e força, de acordo com a mitologia chinesa, e vem sendo encarado como um ano “definitivo” para o fim da pandemia.
Fonte: g1
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.