Ariel Bentes e Luana Pacífico; 10/06/2020 às 14:21

#MercadizarIndica: Bárbara Annitza e a receita vegana “pão de quê?”

Além da receita, Bárbara contou como começou a sua história com a alimentação vegana

Fundadora do projeto VegAM Manaus, Bárbara Annitza divulga e propaga o veganismo na cidade, ajudando pessoas a encontrarem informações de locais e produtos veganos na região.

Mas afinal, o que faz alguém decidir parar de comer carne?  Para Bárbara, sua história com o veganismo começou ao assistir o documentário Terráqueos. “A partir das informações que recebi desse documentário sobre a indústria da carne, a exploração e sofrimento animal, o impacto no meio ambiente e os malefícios da carne animal para o corpo humano, eu decidi que não iria mais compactuar com essa exploração”, diz Bárbara em entrevista ao Mercadizar.

Bárbara também conta que ao decidir não comer mais carne, o seu consumo de industrializados, queijos e carboidratos aumentaram drasticamente, fazendo com que ela desenvolvesse alergias e inflamações pelo corpo. “Eu só consegui realmente parar com o queijo, quando assisti um vídeo que fala sobre a indústria do leite e vi que ela é muito mais perversa e cruel que a da carne. Com isso, não tinha mais sentido eu continuar com os laticínios. Para driblar esse desejo do queijo comecei a procurar receitas veganas que o imitassem e fui achei algumas, mas com o tempo o desejo por esse alimento também passou”, disse ela. 

Hoje, Bárbara afirma que conhece cada vez mais alimentos diferentes e que descobriu o prazer em comer frutas, legumes, grãos e leguminosas. Além disso, ela aponta alguns pratos típicos do Amazonas que são queridos pela população que são vegetarianos ou podem ser facilmente adaptados. “O manauara em si já possui alguns pratos naturalmente vegetarianos, como o x-caboquinho, pupunha, tucumã e o açaí. Aqueles que não são veganos ou vegetarianos, estão sendo adaptados para isso, como a moqueca de banana (que é possível encontrar no cardápio de alguns restaurantes), x-caboquinho com queijo vegano e a soja a casaca”. 

Para Bárbara a informação sobre a alimentação vegana está cada vez mais acessível e o crescimento da participação de celebridades neste meio também contribui para que isso ocorra. “Agora é possível encontrar produtos com o rótulo “vegano” no mercado e cada vez mais estudos científicos apontando os malefícios do consumo de produtos de origem animal e incentivam a diminuição do consumo de carne. Restaurantes tem inserido opções vegetarianas no cardápio e há um aumento significativo de celebridades que estão aderindo uma dieta vegetariana, o que eu considero muito bom para difundir o veganismo”. 

Receita vegana “pão de quê?”

Pensando formas de substituição na alimentação, Bárbara ensinou ao mercadizar uma receita de “pão de quê?”, um pão vegano e à base de macaxeira. Confira o vídeo abaixo, no qual ela ensina o modo preparo. 

View this post on Instagram

Pensando formas de substituição na alimentação, Bárbara Annitza ensinou ao Mercadizar uma receita de “pão de quê?”, um pão vegano e à base de macaxeira. Confira! Receita “pão de quê?” ou pão de beijo: Ingredientes: 2 xícaras (de chá) bem cheias de macaxeira (pode ser mandioquinha, batata inglesa ou batata doce) picada (cerca de 300g) 1 e 1/2 xícara (de chá) de polvilho doce (aproximadamente 200g) 1/2 xícara (de chá) de polvilho azedo (aproximadamente 50g) 1 colher (de chá) de fermento químico em pó 1/4 de xícara (de chá) de água 5 colheres (de sopa) de azeite (mas pode ser óleo tbm) 1 colher (de chá) de sal ou mais se preferir Modo de preparo: Antes de tudo, cozinhe a macaxeira. Em uma panela com água fervente (ou panela de pressão), coloque a macaxeira picada e deixe cozinhar até ficar macia (espete um garfo ou faca e ele deve atravessar com facilidade). Escorra bem e em seguida amasse as macaxeiras ainda quentes com um garfo, até obter um purê uniforme. Reserve. Pré-aqueça o forno a 210ºC. Em uma vasilha, coloque o polvilho doce, o polvilho azedo, o fermento químico em pó e misture. Coloque a água, o óleo e o sal em uma panela pequena, misture e deixe ferver. Quando estiver borbulhando, desligue e jogue sobre a mistura dos polvilhos. Misture bem até virar uma farofinha. Adicione o purê e misture novamente, até obter uma massa uniforme. Modele bolinhas de tamanho médio, cerca de 4cm de diâmetro, e coloque em uma assadeira antiaderente. Leve para assar por cerca de 35/40 minutos ou até os pãezinhos ficarem rachados e completamente assados. Está pronto!

A post shared by Mercadizar.com (@mercadizar) on

 

Ingredientes:

2 xícaras (de chá) bem cheias de macaxeira (pode ser mandioquinha, batata inglesa ou batata doce) picada (cerca de 300g)

1 e 1/2 xícara (de chá) de polvilho doce (aproximadamente 200g)

1/2 xícara (de chá) de polvilho azedo (aproximadamente 50g)

1 colher (de chá) de fermento químico em pó

1/4 de xícara (de chá) de água

5 colheres (de sopa) de azeite (mas pode ser óleo tbm) 

1 colher (de chá) de sal ou mais se preferir

Modo de preparo:

Antes de tudo, cozinhe a macaxeira. Em uma panela com água fervente (ou panela de pressão), coloque a macaxeira picada e deixe cozinhar até ficar macia (espete um garfo ou faca e ele deve atravessar com facilidade). Escorra bem e em seguida amasse as macaxeiras ainda quentes com um garfo, até obter um purê uniforme. Reserve.

Pré-aqueça o forno a 210ºC. Em uma vasilha, coloque o polvilho doce, o polvilho azedo, o fermento químico em pó e misture.

Coloque a água, o óleo e o sal em uma panela pequena, misture e deixe ferver. Quando estiver borbulhando, desligue e jogue sobre a mistura dos polvilhos. Misture bem até virar uma farofinha. Adicione o purê e misture novamente, até obter uma massa uniforme. Modele bolinhas de tamanho médio, cerca de 4cm de diâmetro, e coloque em uma assadeira antiaderente. Leve para assar por cerca de 35/40 minutos ou até os pãezinhos ficarem rachados e completamente assados. Está pronto!

Para encontrar outras receitas e informações sobre o veganismo na cidade de Manaus, confira o perfil no Instagram @vegam.manaus

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.