Patrícia Patrocínio; 03/03/2022 às 13:30

HQ sobre comunidades do Acre entra no Programa Nacional do Livro e Material Didático

Os avaliadores do Ministério da Educação (MEC) analisaram Mapinguari como uma obra que amplia o repertório linguístico e cultural

A HQ Mapinguari, que conta a história e a realidade de como as comunidades da Amazônia vivem, foi aprovada para compor a lista do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), que atende escolas públicas de todo o Brasil. A obra é uma criação de André Miranda e Gabriel Góes e foi coeditada pela FTD Educação e pelo WWF-Brasil.

Foto: Reprodução

Os avaliadores do Ministério da Educação (MEC) analisaram Mapinguari como uma obra com potencial que amplia o repertório linguístico e cultural dos estudantes e, ao mesmo tempo, promove o pluralismo de ideias e a leitura crítica do mundo.

A história se passa no Seringal Santo Antônio, interior do Acre, onde seringueiros são assediados por negociantes de terras da empresa onde o protagonista, José, trabalha. Quando ele volta para casa, após ter ficado anos fora, faz uma imersão na história de sua família e dos valores locais. Entre realidade, mito e sonho. O livro também aborda as desigualdades sociais entre a cidade, o campo, as diferentes formas de vida entre a devastação da Amazônia e a relação do país com os povos indígenas. 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.