Hilana Rodrigues; 14/02/2022 às 13:30

Amazonas produz bebida semelhante ao café à base do caroço de açaí

O produto já está disponível para compra em empórios do Estado, além de compra on-line

Apoiado pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), um projeto uniu sustentabilidade e inovação ao produzir uma nova bebida a partir de caroços do açaí, semelhante ao café.

Chamada de “Cafessaí da Amazônia”, a bebida, substituindo o usual café, é ideal para pessoas que buscam uma alimentação saudável com zero cafeína e glúten, além de ser rico em nutrientes e produzir menos desperdício alimentar.

O projeto é apoiado pela primeira edição do Programa Centelha Amazonas, por meio da da Fapeam, em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), e é voltado ao estímulo do empreendedorismo inovador e a geração de empresas de base tecnológica.

Substituto vitamínico

A bebida é elaborada numa produção artesanal, com sementes de açaí torradas e moídas, tendo o sabor e aspecto similares ao café. De acordo com a coordenadora do projeto, a empreendedora Ângela Maria Rocha, o Cafessaí é rico em cálcio, cobre, ferro, fósforo, magnésio, manganês, potássio e zinco, além de possuir baixo valor calórico, podendo ser consumido quente ou gelado.

“Nosso objetivo é apresentar ao público nacional e estrangeiro um produto natural, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do país, através de práticas ecologicamente corretas e economicamente viáveis. O café de açaí veio para valorizar esses resíduos, possibilitando destinação mais adequada, melhorando a economia da região e transferindo renda extra aos produtores e batedores de açaí”, disse.

O produto já pode ser encontrado em diversos empórios de Manaus, em sites parceiros para todo o Brasil e exportado para outros países. “Começamos com um sonho, hoje temos um propósito de levar os sabores da Amazônia para o mundo. Temos lojas parceiras no interior do Amazonas, e nos estados de Roraima e Rondônia”, comemora Ângela.

As informações são da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.