Ariel Bentes; 04/09/2019 às 15:05

Amazon Sat reformula a sua linha editorial e inicia o mês de setembro com nova programação

Além do canal, o Portal Amazônia também passou por mudanças

O Amazon Sat é um canal do grupo Rede Amazônica que possui 24 horas de conteúdos voltados para as comunidades amazônidas. Após mudanças na Fundação Rede Amazônica, organização que integra o mesmo grupo, foi decidido que também era a hora de o Amazon Sat e o Portal Amazônia mudar. Assim, a  partir do último domingo, 1 de setembro, a nova programação do canal foi ao ar após meses de preparação. 

(Foto: Equipe de gravação do Amazon Sat)

Em entrevista ao Portal Mercadizar, Mariane Cavalcante, gerente geral do Amazon Sat, falou sobre a mudança na linha editorial do canal e os novos programas. 

Mercadizar: Qual foi a mudança na linha editorial do Amazon Sat? 

Mariane Cavacante: Tem um 1 ano que nós começamos a reestruturação da Fundação Rede Amazônica, ela tinha um caráter mais educacional e foi redesenhada para que tivesse um modelo mais de Fundação mesmo. Unindo esse redesenho com a nossa necessidade de fazer uma alteração no Amazon Sat, nós entendemos que o papel do canal poderia ser muito maior do que ele era, então, foi idealizado que ele e o Portal Amazônia seriam os canais oficiais da Fundação. Agora eles estão totalmente voltados para os projetos da Fundação. 

Mercadizar: E qual é a nova programação do canal? 

Mariane Cavacante: Hoje, entre as mudanças que a gente vai incluir na grade é o “Ler + 1”, um projeto que tem como base o incentivo a leitura e nós resolvemos criar um programa com o mesmo nome. Tem também o “Acelera Amazônia”, um projeto voltado para o desenvolvimento do empreendedorismo e que o programa terá como foco as questões do desenvolvimento da nossa cadeia e comunidade. A ideia é dar voz a esse tipo de conteúdo e atividade. E no futuro pretendemos nos apropriar de mais conteúdos de outros projetos que a Fundação desenvolve.

Mercadizar: Quais são as mudanças do Portal Amazônia? 

Mariane Cavacante: No Portal a mudança vai ser muito mais sutil, pois nele não precisamos fazer nenhuma mudança editorial, ele já tem um viés voltado para isso. A mudança é que nós teremos uma segunda capa, fazendo uma ligação direta com a Fundação Rede Amazônica, por se tratar do veículo da Fundação.

As matérias voltadas para os projetos ganharam um selo e também deixaremos de trabalhar com a factualidade. Vamos focar mais na parte do desenvolvimento científico, desenvolvimento de ações sociais, empreendedorismo feminino…Iremos redesenhar alguns colunistas e os temas que eram abordados. A ideia é que o leitor navegue um pouco mais de tempo no Portal, hoje, a gente já tem uma média de leitura bem acima dos outros portais, girando em torno de quase 3 minutos.

Além disso, para Mariane, os novos conteúdos do canal irão se aproximar ainda mais da realidade ribeirinha e causarão identificação com eles e toda a população da região Norte. “Trabalhar com uma causa é muito mais motivador. Esse foi o sentimento da equipe, que a gente vai estar mais próximo das pessoas e iremos fazer a diferença nas comunidades que estão entorno de Manaus e de outras cidades do Norte.” 

O Amazon Sat está presente em cinco capitais da região Norte na TV aberta, com exceção de Belém, onde você pode encontrá-la somente na TV a cabo. Além disso, é possível acompanhar a sua programação pelo YouTube.

Abaixo você pode conferir os dias e horários de alguns dos novos programas da emissora:

Segunda-feira

Ler + 1, às 20 horas

Terça-feira

Aproximar Muda Tudo, às 20h

Quarta-feira

Acelera Amazônia, às 20h

The Show, às 22h30 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.