Hilana Rodrigues; 15/07/2021 às 14:00

Adolescentes de centros socioeducativos do Amazonas recebem curso de informática avançada

O curso é uma forma de capacitá-los para o mercado de trabalho

Os adolescentes que cumprem medidas de restrição nos centros socioeducativos Senador Raimundo Parente, Dagmar Feitosa e Internação Feminina, estão tendo o curso gratuito de informática avançada com o objetivo de capacitá-los para o mercado de trabalho.

O programa de capacitação é uma parceria entre a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). Com carga horária de 80 horas, as aulas são ministradas de segunda a sexta-feira, com quatro horas de duração.

O secretário executivo de Direitos da Criança e Adolescente da Sejusc, Emerson Lima, explicou que levar os cursos de formação para dentro das unidades é de fundamental importância para o processo de ressocialização e de combate à reincidência.

“Se nós não proporcionarmos esses cursos profissionalizantes que temos em parceria com o Cetam, tais como informática avançada, piscicultura, mecânica de motos e etc, eles podem voltar a cometer atos infracionais. O estado do Amazonas e a sociedade têm o dever de propiciar ferramentas para que esses jovens sigam suas vidas de maneira mais digna”, afirmou o secretário.

Formação – O instrutor de informática do Cetam, Sebastião Alves, contou que os adolescentes estão receptivos em relação às ferramentas presentes no programa Word. “Eles gostam de trabalhar com formas, tabelas e imagens. Com o Excel, eles vão começar a usar planilhas”, adiantou o educador.                  

Fonte: Sejusc

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.