Nayá Costa; 05/11/2019 às 08:00

Adobe color: conheça a extensão fundamental aos designers

No Dia Nacional do Design, trouxemos uma ferramenta que irá facilitar a vida dos profissionais durante a combinação de cores

Agradar o público atualmente exige esforços, então, estudar suas reações a respeito de algo é mais que essencial no  processo de criação. Hoje, 5 de novembro, é comemorado o Dia Nacional do Design. Em homenagem a data, separamos uma extensão que veio para ajudar os profissionais da área, que devem estar sempre antenados: o Adobe Color.

Criar uma paleta de cor nunca foi tão fácil quanto no Adobe Color. A ferramenta auxilia na seleção de cores e cria paletas de acordo com os parâmetros escolhidos, tornando possível uma infinidade de combinações. De maneira inteligente, o Adobe Color gera em instantes um tema completo para você usar naquilo que está desenvolvendo, funcionando de maneira prática para assim, facilitar seu dia a dia.

Além de criar algo único, você pode também explorar os temas públicos disponíveis e desfrutar deles como bem preferir. E tem mais: todas as edições no programa são salvas automaticamente na nuvem, permitindo assim que você possa utilizá-las em programas como Photoshop e Illustrator. O Adobe color é um verdadeiro “achadinho” para designers e editores!

Como usar o Adobe Color

Selecione ou capture uma imagem 

Para criar uma nova paleta de cor, você pode utilizar uma imagem já existente ou capturar uma nova pelo seu dispositivo. Para isso, após decidir qual imagem será escaneada, clique no ícone da máquina fotográfica, selecione a imagem e realize o upload. O aplicativo então irá analisar a imagem e sugerir composições para criar a paleta.

Crie uma paleta de cor personalizada 

Você pode inovar e criar uma paleta no estilo que quiser! Para isso, basta clicar na guia “criar” no canto superior esquerdo da tela. Em seguida, navegue até a aba “Regra de cores” e clique na seta. Escolha entre as várias opções disponíveis ou vá até “Personalizar” para ajustar as cores. 

Salve suas paletas no Adobe Color

Após personalizar sua paleta, clique em “Salvar” no canto superior esquerdo. Digite um nome para seu tema e clique na seta da janela “Minha biblioteca”. Feito isso, clique em “+ Criar biblioteca” e digite o nome da biblioteca e “Salvar” em seguida. Quando estiver salvo, você pode usar seus temas nos diversos softwares da Adobe, como Illustrator, Indesign ou Photoshop.

A importância da combinação de cores 

As cores podem parecer um detalhe pequeno quando observadas inicialmente. Mas para os profissionais que trabalham no mercado de estratégias e vendas elas são de extrema importância no processo de criação.

A psicologia das cores e outros estudos recentes comprovam a forte influência das cores sobre o comportamento do consumidor. Segundo as pesquisas, a escolha de uma cor pode aumentar em 80% as chances de uma marca ser reconhecida pelos consumidores. Portanto, errar não é uma opção.

O programa Adobe Color está disponível com versões gratuitas para o desktop e para dispositivos móveis Android ou iOS.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.