Por Nayá Costa; 07/10/2019 às 08:00

Psicologia das cores

Conheça a psicologia das cores e saiba como usá-la para fortalecer sua marca

A cor é uma realidade sensorial que não podemos fugir. Cada cor tem o poder de representar emoções e causar diferentes impactos individuais. Estudos psicológicos e científicos já afirmaram e continuam a provar a importância do uso das cores na influência humana, principalmente quando se trata do mercado de vendas.

Psicologia das cores é o estudo que mostra a forma como nosso cérebro identifica e transforma as cores em sensações. No marketing, a utilização da psicologia das cores é mais que essencial. As cores influenciam a percepção sobre tamanho, peso, superfície e volume de produtos. Entretanto, nenhuma cor transmite 100% um significado completo, elas servem apenas como um – importante – estimulante.

As pesquisas de marketing são o que garantem a aprovação ou não de uma paleta de cor ou determinada mudança no visual da marca, pois qualquer mudança é suficiente para influenciar a preferência do público consumidor. As cores devem ser usadas para fidelizar uma marca/empresa e criar assim sua identidade visual. Elas devem ser sempre as mesmas, pois são o que fortalece sua imagem diante do público.

Na teoria de marketing, a experiência do cliente é baseada em suas interpretações individuais. Apesar disso, durante uma pesquisa de aplicabilidade de determinada paleta de cor, valores culturais e regionais devem ser levados em consideração. No Brasil, por exemplo, utilizar as cores verde e amarelo remetem valores patriotas, pois são as cores presentes na bandeira do país.

Confira abaixo o gráfico explicando a aplicação das cores em marcas famosas.

Foto: Divulgação

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.