Todo profissional deseja ter o trabalho reconhecido e as premiações são uma das formas de propor destaque para esse reconhecimento.
Participar e ganhar em um evento de premiação publicitária é algo desejado por várias agências, pois, para elas, independente de já estar destacada ou ainda no início, é algo que lhes pode impactar positivamente no mercado local e nacional.
“Os prêmios são de alta relevância, sendo eles regionais, nacionais ou internacionais. Eles servem para mostrar o potencial criativo das agências junto ao mercado”, afirma Geraldo Ribeiro, fundador da agência Tape Publicidade.
Para ele, os prêmios são de grande valia, não só para mensurar o potencial das agências de publicidade, mas também dos profissionais envolvidos, sejam eles redatores, diretores de arte ou os produtores de conteúdo.
O pensamento é compartilhado por Antônio Araújo, diretor-presidente da agência Inovape Comunicação. “A importância é muito no sentido de fazer com que as empresas, profissionais e marcas possam se qualificar ainda mais e entregar o melhor. Entregando o melhor, teremos um mercado mais dinâmico, assertivo nas ideias e acredito que assim todos ganham”, completa.
Premiações como parâmetro para a criatividade
As premiações funcionam, em alguns momentos, como um parâmetro de potencial criativo das agências e profissionais. Para Antônio, isso acontece porque os avaliadores das peças, campanhas e outras pessoas possuem alto gabarito e reconhecimento no mercado de trabalho.
Profissionais que já deram a parcela de contribuição para a comunicação e por isso, ao validarem os destaques do ano, trazem ainda mais relevância para as premiações, além de ter forte relação com a valorização dada às agências e profissionais do mercado publicitário.
Paloma Cristina, executiva de mídia da agência Doppio Studio, concorda que o júri adiciona ainda mais valor para as premiações. Que esse reconhecimento do mercado, além de demonstrar uma autoridade conquistada, representa que um bom trabalho está sendo desenvolvido.
“Além de agregar valor, eu como profissional me sinto lisonjeada, pois isso me trás ainda mais satisfação em saber que o júri sabe reconhecer devidamente o talento, a dedicação e o comprometimento”, afirma Paloma.
De fato, de uns anos para cá, as premiações para a área da comunicação vem ganhando mais destaque, trazendo consigo antecipadamente o pensamento da elaboração de peças para serem premiadas.
Para a redatora das lojas Bemol, Raissa Pitanga, esses prêmios auxiliam também na busca das empresas para novos profissionais. Com bagagem de premiações em 2019, a comunicóloga conta que está no trabalho atual após ser notada pelo prêmio de Profissionais do Ano de 2019.
“As premiações servem como vitrine para mostrar que há gente que faz um trabalho capacitado, que existem profissionais e boas empresas na região. Além de servirem como inspiração para outros profissionais e para empresas que procuram agências”, conta Raissa.
“Lembrei de todos os envolvidos”, ressalta Raissa que, como parte da produção das campanhas, lembra a importância do trabalho em equipe, que forma o produto final. “A gente não é nada sozinho e sempre que eu puder evitar essa parte egocêntrica da criação eu irei, porque gosto muito de trabalhar em equipe”, complementa.
A valorização das premiações regionais
É comum que comunicólogos, publicitários, designers, redatores e profissionais de mídias conheçam as principais premiações aclamadas pelas críticas especializadas. Porém, em muitos casos, os profissionais dão mais valor para prêmios de cunho nacional do que para os regionais, que em muitos casos, são os abridores de portas.
Muito importante que seja levado em consideração porque, em muitos casos, uma agência pode ser premiada nacionalmente justamente pela honraria que possui no mercado regional, não só de outras agências e profissionais críticos, mas também por parte do público como cliente.
Como redatora e produtora audiovisual, Mariana Filizola acredita que o destaque regional é uma das oportunidades de apresentar o trabalho nortista, reforçando ao público em geral o quanto há pessoas talentosas em nossa região.
“Tira o estigma de que as grandes ideias vem só de agências do Sudeste, por exemplo. Ser criativo independe da nossa origem, é muito mais sobre ter uma visão antenada, estratégica e criativa do mundo ao redor.”
O PMKT
Com o objetivo de consagrar destaque as agências regionais, o Prêmio Amazonense de Propaganda e Marketing (PMKT), trabalha há dez anos com a premiação de profissionais, peças publicitárias, agências e estudantes da área focados na comunicação do estado.
O PMKT tem como intuito dar visibilidade anual para diversas ações e, na edição atual, que junta produções de 2020 e 2021, o evento, além de ser virtual, retorna com uma nova categoria, propondo destaque também aos influenciadores digitais do ano.
As agências Inovape e Tape são participantes e ganhadoras de prêmios e edições do PMKT e, para eles, o prêmio está ativo no objetivo com o qual foi criado. “Hoje, o PMKT é a principal premiação de publicidade e propaganda do norte do Brasil, principalmente pelo nível de profissionais que avaliam esse trabalho e ter o reconhecimento dele faz uma diferença muito grande na vida dos profissionais e marcas”, afirma Antônio.
Mais que um troféu e título para as agências e profissionais, o PMKT fomenta o mercado geral da comunicação, evidenciando a contribuição de empresas privadas para a evolução e profissionalização das áreas de Marketing e Publicidade local.
Ganhar uma premiação é ser reconhecido pelo desenvolvendo de um bom trabalho. Vencer em um evento voltado para agências publicitárias proporciona ao gestor e profissionais, oportunidades de desenvolver mais ações e trazer mais visibilidade local e nacional.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.