Patrícia Patrocínio; 11/12/2020 às 11:00

A poluição sonora nos oceanos diminuiu durante o isolamento social

Sem as interferências sonoras comuns nos oceanos tem sido mais fácil para os pesquisadores estudarem a vida marinha

A pandemia do coronavírus que se espalhou rapidamente pelo mundo, criou a necessidade do isolamento social, o que diminuiu  o tráfego de humanos em terra firme e consequentemente, nos oceanos. Devido ao confinamento, a poluição sonora que ocorria antes nas águas, entre alguns exemplos, por hélices de navios e disparos de canhões de ar em busca de depósitos de petróleo e gás, diminuíram significativamente.  

De acordo com os pesquisadores, por conta desse momento, surgiu uma rara oportunidade de estudar o que acontece com a vida marinha, sem os ruídos que comumente atrapalham esses estudos. Portanto, ver o comportamento das baleias e de outras criaturas tem sido mais fácil.

“Essa pandemia horrível confinou os humanos em espaços realmente pequenos, mas deu às baleias muito espaço para crescer, tanto física quanto acusticamente”, diz Christine Gabriele, bióloga da vida selvagem do Parque Nacional e Reserva Glacier Bay, em uma entrevista coletiva . “Tenho a sorte de aproveitar esta oportunidade única na vida de estudar a comunicação das baleias em um ambiente tranquilo.”

A esperança é que os resultados dessas pesquisas possam informar sobre políticas e avanços tecnológicos que sejam capazes de manter os ruídos dos oceanos em níveis suportáveis​, mesmo depois da retomada normal das atividades econômicas.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.