Hilana Rodrigues; 26/08/2021 às 16:00

A importância do jornalismo ambiental

A área do jornalismo que incentiva a aprovação e melhoria de políticas ambientais, estudos sobre o meio ambiente em diversos cenários e muito mais

O jornalismo se faz presente e é importante em diversos cenários da nossa vida. Possui várias vertentes para propor maior foco a temas necessários que podem ser desvalorizados em meio a tantas informações, como o caso do jornalismo ambiental.

O âmbito do jornalismo que possui como objetivo a conscientização sobre as mudanças climáticas, os debates sobre a natureza e a melhor forma de preservá-la, assim como propõe alertas sobre as consequências da atividade humana no ecossistema, com a intenção de estimular uma consciência ecológica na população.

Os profissionais desta área desempenham um papel que vai além de informar, com eles, são apresentados relatórios e fatos sobre a saúde do planeta que precisa estar respondendo de forma saudável para que a sociedade possa viver.

Algumas pessoas podem imaginar que o jornalista ambiental trata somente das mudanças climáticas e aquecimento global, entretanto, vai além disso. Temas como sustentabilidade social e empresarial, biodiversidade e energias renováveis são fortemente pautadas.

Porém, há outros assuntos que podem passar despercebidos, mas são abordados e necessários na área do jornalismo ambiental, como a condição de pessoas que vivem em rios, igarapés ou próximas à natureza que, em geral, são negligenciadas pelos poderes públicos.

É com a especialização das pautas ambientais que dados sobre como esses danos afetam o ecossistema, assim como as pessoas que vivem em tais condições. O mesmo vale para apresentar a importância da preservação ambiental na vida dos ribeirinhos, que entendendo que vivem em meio ao que trabalham, fazem o máximo para aproveitar o que a natureza proporciona sem desgastá-la.

Outro cenário do qual o jornalismo ambiental se faz presente é nas pautas indígenas, que novamente mostram a relação pessoa e natureza. Além de que, com esta área, é possível expor a ausência de políticas públicas de preservação das terras dos povos originários, apresentando dados sobre invasões em terras protegidas, queimadas e exploração imprópria por parte de garimpeiros e outras figuras de poder que utilizam a matéria natural.  

Jornalismo ambiental e a Amazônia

Impossível falar sobre jornalismo ambiental sem pautar a Amazônia, que mesmo sendo de extrema importância para o meio ambiente e os nortistas, ainda segue negligenciada por governantes e algumas pessoas que, ao desmatarem, criam condições propícias para o aparecimento de novas epidemias.

O jornalismo ambiental na Amazônia se faz necessário justamente por vivermos rodeados pelo ecossistema que além de manter as pessoas vivas é fonte de renda para ribeirinhos e moradores do centro da cidade.

É com esta especialidade do jornalismo que assuntos como as cheias em períodos chuvosos mostram os danos, bem como a importância de ações que possam diminuir os impactos desastrosos na economia e saúde dos que são afetados por algo que, em alguns casos, são de responsabilidade dos próprios moradores.

Isso porque, com a escassez de acesso a informações, ainda há quem não entenda que a destruição do meio ambiente causando o aquecimento global não se resume a calor extremo, mas sim a mudanças climáticas que se manifestam em forma de enchentes, neve onde não deveria cair, incêndios causados pelo calor e etc. E que essas circunstâncias atingem a produção de alimentos, água potável e geração de energia, assim como a qualidade do ar.

Aliando jornalismo ambiental e educação

A educação escolar é a primeira fonte para diversos temas nas vidas de crianças, criando uma democracia em que o cidadão se sinta participativo sobre os debates de desenvolvimento sustentável, desempenhando funções que disseminam informações, conhecimentos e, principalmente, vivências.

Esse acesso à informação é necessário para que as pessoas tenham noção que elas também possuem sua parte de responsabilidade e culpa nas destruições que acontecem no planeta, mas mais que isso, que elas também tenham noção de como diminuir os impactos.

Informações sobre como utilizar menos plástico e água e reciclar materiais devem ser ensinado desde as primeiras idades. É pensando nessa necessidade de consciência que há a lei que liga o jornalismo à educação ambiental.

Contemplado na legislação brasileira, a Lei 9.795, de 27 de abril de 1999, estabeleceu a Política Nacional de Educação Ambiental, que tem como objetivos fundamentais a educação ambiental e a garantia da democratização dessas informações ambientais, artigo 5º, inciso II.

Essa mesma ligação entre veículos importantes que devem ser aliados é direcionada para a mídia, que precisa desenvolver, além de informar, a função de educar e transformar. Dar mais espaço para pautas ambientais, propondo engajamento para uma vida sustentável e com foco para um futuro com flora e fauna que proporciona boa qualidade de saúde para quem trabalha junto com o planeta.

É o jornalismo ambiental que proporciona a incentivação a aprovação e melhoria de políticas ambientais, debates sobre assuntos relacionados ao meio ambiente e estudos sobre o meio ambiente em diversos cenários.

Com esta área importante do jornalismo é possível criar união entre público, ONG, comunicadores, governantes e quaisquer outros agentes envolvidos em questões ambientais. Sendo assim, é mais que necessário que percebam a relevância dos profissionais e desta área para um equilíbrio das pessoas no trabalho e vivência na natureza.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.