Ariel Bentes; 10/06/2020 às 16:30

61,25% dos jornalistas tiveram aumento de ansiedade e estresse durante a pandemia, diz pesquisa da FIJ

19,72% também disseram não ter equipamentos para trabalhar em casa

Segundo uma pesquisa realizada pela Federação Internacional de Jornalistas  (FIJ), 61,25% dos jornalistas brasileiros afirmam que tiveram um aumento de ansiedade e estresse com o trabalho durante a pandemia. A pesquisa foi aplicada no Brasil pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), entre os dias 26 a 28 de abril, e os brasileiros representam o maior número de respostas do mundo com 22%.

Além disso, 25% dos profissionais relataram perdas salariais ou redução nos benefícios e 15,92% enfrentaram falta de equipamento de proteção para trabalho externo. Apenas 9,69% disseram que não tiveram nenhuma mudança no trabalho durante a pandemia. A partir disso, a Fenaj agora realiza a própria pesquisa com o objetivo de analisar o cenário do país nos últimos dois meses.

“O formulário para o levantamento da FENAJ está disponível com o objetivo de monitorar a contaminação por coronavírus entre os profissionais jornalistas, as condições de trabalho nas redações, saber quem continua frequentando os locais de trabalho e quem está em home office, e, ainda, mensurar a quantidade de acordos individuais de redução de salários e jornada que as empresas de comunicação implantaram a partir da MP 936, para ter um diagnóstico da realidade do trabalho no país e avaliar possíveis ações junto aos sindicatos”, diz o site da Federação. 

Para participar da pesquisa da Fenaj, preencha este formulário

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.