Nayá Costa; 14/10/2019 às 17:00

3 técnicas para combater o bloqueio criativo

Se você já se viu nessa situação, conheça abaixo técnicas que podem te ajudar a buscar inspiração e sair dessa

Em um segundo você está frenético, com mil idéias saindo a todo vapor. No outro, as ideias simplesmente não surgem, tudo se torna um imenso vazio. Você olha para a tela do computador e ela permanece em branco. Nesse momento, sentimentos como ansiedade, impotência e culpa começam a surgir. Toda essa – péssima – sensação tem nome: bloqueio criativo.

O bloqueio criativo é a falta de estímulo para produzir algo; é quando a criatividade sai de férias por um tempo e te deixa só. As causas mais comuns são a busca pelo perfeccionismo, falta de planejamento e o estresse. Combater o bloqueio não é tão fácil, por isso, vamos te mostrar 3 técnicas que podem te ajudar na busca pela inspiração durante a “crise”.

Brainstorming 

Fonte: Mercadizar

O Brainstorming é a busca por ideias em equipe, onde cada participante opina abertamente sobre um assunto. A tradução desta técnica é simples e direta: tempestade de ideias. O objetivo é buscar algo que seja inovador no meio de uma verdadeira tempestade de pensamentos soltos. Durante um bloqueio criativo, o brainstorming serve como ponte para a inspiração que lhe falta.

Checklist

Foto: Divulgação

Para não desperdiçar energia lembrando todos os passos que você precisa cumprir para que algo se finalize, faça um checklist e vá marcando as etapas concluídas. Além de funcionar como um guia, você terá a sensação de dever cumprido a cada etapa finalizada. 

Um aplicativo bem legal que te permite fazer checklists, além de planejamento em geral, é o Trello. Confira essa matéria com mais informações sobre o app.

Mapa mental

Mapas mentais são ótimos para o planejamento e organização de suas ideias. Nele, você pode anotar todas as informações que possui e, assim, começar a trabalhar em cima delas. O mapa também serve para interligar suas ideias que em um primeiro momento podem parecer desconexas, criando dessa maneira um ponto em comum. E se você acha mapa mental algo muito ensino médio, aqui vai outra dica. O site mindmup.com te ajuda a criar mapas com praticidade, e melhor, online!

Foto: Divulgação

Por fim, respire fundo e tenha calma. 

O bloqueio não vai durar para sempre, afinal, depois dessas dicas vai ser fácil se livrar dele. 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.