Por Ariel Bentes; 11/06/2019 às 17:04

3 jornalistas do Norte estão entre os 30 selecionados da Jornada Galápagos

Anna Karla Lima, Jullie Pereira e Veluma Vitoria são as selecionadas

Com quase 4 mil inscritos, 30 pessoas foram selecionadas para participar da Jornada Galápagos de Jornalismo do dia 21 de julho a 1 de agosto, em São Paulo, realizada pela Galápagos Newsmaking. Entre os selecionados, estão Jullie Pereira, estudante de jornalismo do 7º período da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Veluma Vitoria, estudante de jornalismo do 6º período da Faculdade Metropolitana de Manaus (FAMETRO) e Anna Karla Lima, chefe de jornalismo no Departamento de Comunicação da Prefeitura de Santarém no estado do Pará.

Com o objetivo de formar uma rede de 200 colaboradores pelo país, além da Jornada em São Paulo, o curso também será disponibilizado online para 170 pessoas. Já os 30 selecionados para o curso presencial terão passagens e hospedagens custeadas pela empresa e seus parceiros como Ambev, Nestlé e Smiles.

(Foto: Reprodução/ Arquivo pessoal)

Para Anna Karla Lima, é importante que a Jornada tenha representantes da região Norte.

“Ter três mulheres do Norte levando essa representatividade para outra região é extremamente importante. A gente tá sempre acostumado a ver profissionais e histórias de outros estados, são poucas as vezes que o Norte, principalmente o Pará e o município de Santarém, estão presentes em evento a nível nacional.”, afirmou ao Mercadizar.

(Foto: Reprodução/ Arquivo pessoal)

Com uma programação que contempla diversos temas como storytelling, inteligência artificial a favor do jornalismo e jornalismo periférico, o curso tem como palestrantes Caco Barcellos, repórter da TV Globo, Mônica Bergamo, jornalista da Folha de São Paulo e Daniel Bramatti, presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e editor do Estadão Dados.

“Eu to ansiosa pra ouvir a jornalista Mônica Bergamo, principalmente pela última briga que ela travou com a justiça para conseguir exercer o direito democrático de entrevistar uma figura. Foi uma vitória do jornalismo e da democracia brasileira. Hoje se sabe que houveram tentativas reais de impedir a liberdade de imprensa.”, disse Jullie.

(Foto: Reprodução/ Arquivo pessoal)

Já para Veluma Vitoria, as expectativas são grandes para a palestra com o jornalista Caco Barcellos. Além disso, Veluma contou ao Mercadizar o impacto que a Jornada terá em sua carreira. “É incalculável a importância que isso tem na minha carreira. A Jornada vai me proporcionar uma imersão, um curso e uma vivência que teria um custo muito alto para quem é do Norte.”, falou Veluma.

Galápagos Newsmaking

A Jornada Galápagos de Jornalismo está sendo realizada pela Galápagos Newsmaking, empresa de jornalismo que pretende “Exercer o jornalismo sustentável, transparente e de credibilidade, criando uma empresa de mídia que inova nas formas de produzir e distribuir notícias, acredita nas pessoas, aposta na tecnologia, regionalização e diversidade”, diz o site. A empresa foi fundada por Alecsandra Zapparoli, ex publisher da Abril Mídia, e lançada em março deste ano.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.