Ariel Bentes; 07/06/2019 às 18:38

3 empresas com projetos de sustentabilidade na Amazônia

Embrapa, Samsung e Honda são as escolhidas

Em 2015, 150 líderes mundiais se reuniram na Organização das Nações Unidas (ONU) para elaborar uma nova agenda de desenvolvimento sustentável. Esta agenda é formada por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que devem ser cumpridos por todos os países do mundo até 2030. Por isso, hoje o Mercadizar selecionou 3 empresas que estão presentes no Brasil e possuem projetos de sustentabilidade na Amazônia.

1.Embrapa

Fundada em 1973, a Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária (Embrapa) é atuante em cerca de 15 temas como,  agricultura de baixa emissão de carbono, controle biológico e entre outros. A empresa também busca estar alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), por meio da produção e organização de 18 e-books que abordam como a atuação da empresa está vinculada a cada um dos ODS.

A Embrapa Amazônia Ocidental, localizada na estrada de Manaus para Itacoatiara, também participa do Projeto Fundo da Amazônia, onde integra 17 projetos e é líder de 2. Além disso, a empresa também realiza desde fevereiro uma campanha de conscientização do uso de plástico e papel dentro da Embrapa, no qual toda quarta-feira é feita uma coleta seletiva na unidade.

2. Samsung

Em janeiro deste ano, a Samsung anunciou que vai substituir os plásticos de embalagens por materiais sustentáveis. No Amazonas, desde 2010, a empresa mantém uma parceria com a Fundação Amazonas Sustentável (FAS), parceria no qual tem “o objetivo de promover o envolvimento sustentável, a conservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida das comunidades ribeirinhas do Estado do Amazonas“, diz o site da Samsung. Assim, a empresa apoia o  Programa de Educação, que inclui o apoio direto a 4 Núcleos de Conservação e Sustentabilidade.

3. Honda

Em 2017, a empresa implementou uma medida ambiental na fábrica de cilindros da Moto Honda da Amazônia, localizada em Manaus. A principal matéria-prima utilizada na fabricação do cilindro era o ferro gusa, que foi substituído pela estamparia, sucata metálica gerada em outro setor da fábrica. Isso permitiu a redução de 430 toneladas de resíduos de sucata por ano, além de eliminar em 100% a compra do ferro gusa.

Além disso, a água que abastece as plantas da fábrica em Manaus, passa por um processo bioquímico de purificação nas Estações de Tratamento de Água (ETA), localizadas nas dependências da própria empresa. Os efluentes físicos, químicos e biológicos das fábricas também passam por tratamentos específicos de desinfecção nas Estações de Tratamento de Efluentes (ETE), onde uma parte desse volume é utilizada no sistema de irrigação dos jardins da fábrica e no preparo de soluções químicas da própria ETE. Inaugurada em 2001, a Estação de Tratamento de Efluentes da fábrica da Honda em Manaus é considerada a mais moderna da América do Sul.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.