Gabriela Auzier; 16/08/2024 às 16:09

PRS-Amazônia e Canal Futura lançam curso EaD sobre sustentabilidade na Amazônia

O curso é aberto ao público e irá tratar de temas como mudanças climáticas, cadeias produtivas sustentáveis e fortalecimento de organizações socioprodutivas.

Imagem: Divulgação

Estão abertas as inscrições para o curso gratuito e online do Projeto Rural Sustentável – Amazônia em parceria com o Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho. O curso de Educação a Distância (EaD) Introdutório inicia na primeira semana de setembro e busca difundir temas relacionados à mudanças climáticas e produção sustentável na Amazônia. As aulas podem ser feitas no ritmo de cada pessoa.

As inscrições já podem ser feitas no site do PRS-Amazônia, em: https://ead.prsamazonia.org.br/

Sobre a capacitação

O Curso de EaD Introdutório é destinado a todas as pessoas que desejam iniciar sua jornada de aprendizagem na temática sustentável. As aulas são gravadas e podem ser acessadas de onde e quando quiser (autoinstrucional). Além disso, a capacitação conta com uma carga horária de 30h, incluindo material de apoio e emissão de certificado, após conclusão de todos os módulos previstos.

Para a Iraima Lugo, Gerente de Ensino a Distância e Curso Presenciais no PRS – Amazônia, esta é uma oportunidade para democratizar o conhecimento e sensibilizar diferentes grupos sociais.

No contexto atual de mudanças climáticas, a educação torna-se um pilar fundamental para a adoção de estratégias de adaptação e mitigação às mudanças climáticas, assim como para alcançar um futuro mais sustentável. Indivíduos e comunidades bem informados, podem contribuir com a tomada de decisões mais responsáveis, condizentes com modos de desenvolvimento socialmente justos, culturalmente diversos, ecologicamente corretos e economicamente viáveis”, destaca. 

Já o André Libonati, Coordenador de Projetos no Canal Futura, conta as novidades do curso.

Nas videoaulas, a gente tem três apresentadores, a atriz Suyane Moreira e a Kaê Guajajara e o ator Adanilo, que é manauara e que acabou de fazer a primeira fase da novela Renascer. Além disso, as videoaulas contam com intervenções gráficas em animações – então é um projeto que a gente tem muito carinho e muito cuidado. Tenho certeza que, quando estiver tudo liberado pra vocês assistirem, vocês vão curtir muito esse material. Está muito rico e com um excelente conteúdo! E, mais uma vez, a gente está muito feliz de ter um parceiro como o PRS-Amazônia”, finaliza.

O curso de Ead Introdutório faz parte do Programa de Capacitação do PRS-Amazônia

O EaD Introdutório é um dos cursos ofertados pelo Programa de Capacitação do PRS – Amazônia, que nasceu com o propósito de sensibilizar, capacitar e treinar atores do Projeto, em temáticas da sustentabilidade. O programa foi lançado no último mês, em transmissão ao vivo pelo canal do IABS no Youtube. 

Na oportunidade, foram apresentadas algumas das capacitações do Programa, como o curso EaD Introdutório e o Avançado, em parceria com o Canal Futura, e o Mestrado Profissional, realizado com a Universidade Federal do Pará (UFPA). Todos os cursos e ações foram pensados visando promover a troca de saberes e construção conjunta do conhecimento. 

Sobre o Projeto Rural Sustentável-Amazônia

O PRS – Amazônia busca fortalecer seis cadeias produtivas, do cultivo à comercialização, em três estados do norte do país: pirarucu de manejo e castanha-do-Brasil no Amazonas, açaí e cacau no Pará e peixes redondos e café em Rondônia. Para isso, o Projeto se propõe a incentivar práticas produtivas sustentáveis e fortalecer coletivos produtivos ou agroextrativistas – chamados de Organizações Socioprodutivas (OSP) -, para gerar mais renda, difundir conhecimento e criar um legado sustentável.

O projeto é resultado da Cooperação Técnica aprovada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com recursos do Financiamento Internacional do Clima do Governo do Reino Unido, tendo o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) como beneficiário institucional e o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) como responsável pela sua execução.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.