Desde terça-feira, 16, as temperaturas começaram a despencar em grande parte do país. De acordo com Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a onda de frio pode chegar até o Norte do país, ainda que com menor intensidade. O fato é que ondas sazonais de frio em nada contradizem a emergência climática; pelo contrário, podem ser consequência dela.
Francisco Eliseu Aquino, climatologista da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) explica que a massa de ar frio que avança sobre a América do Sul nesta semana é resultado de um desequilíbrio no sistema de circulação geral do planeta, em especial na Região Sul do Brasil e na Península Antártica.
De acordo com o especialista, conforme a atmosfera tropical e equatorial do planeta ficam mais quentes e fortalecidas por causa das mudanças climáticas, ocorre uma “perturbação” nesse sistema de trocas, fazendo com que a circulação fique cada vez mais rápida e que o ar polar chegue com mais força até o Brasil cada vez que consegue romper a barreira quente, como aconteceu nesta semana.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.