Tuane Silva; 09/06/2022 às 17:30

Ministério do Meio Ambiente atualiza lista de espécies ameaçadas do Brasil

A retirada de algumas espécies previamente consideradas como ameaçadas gerou alerta entre pesquisadores

O Ministério do Meio Ambiente publicou nesta quarta-feira, 8, a atualização da lista oficial de espécies ameaçadas de extinção no Brasil, tanto de fauna quanto de flora. Foram listadas 3.209 espécies ameaçadas da flora brasileira, cerca de 52% a mais que na última lista. Com relação à fauna, são 1.249 espécies ameaçadas de extinção. 

Dessas, pouco mais da metade, o equivalente a 668 ou 53,48% do total, representam avaliações recentes de fato. As demais espécies que constam como ameaçadas reproduzem a avaliação feita na lista anterior, publicada em 2014. Apesar disso, a retirada de algumas espécies previamente consideradas como ameaçadas gerou alerta entre pesquisadores.

O grupo dos peixes continentais, ou seja, de água doce, foi o que teve o maior número de espécies classificadas como ameaçadas: 291. Os invertebrados terrestres, como insetos, aparecem em segundo, com 275 espécies ameaçadas, e as aves, em terceiro, com 257. 

Além disso, completam a lista da fauna ameaçada 102 mamíferos, 97 peixes marinhos, 97 invertebrados aquáticos, 71 répteis e 59 anfíbios.

Ao todo, o esforço avaliou 8.537 espécies e subespécies entre 2015 e maio de 2021. Dessas, cerca de 5,6%, o equivalente a 482 espécies, tinham Dados Insuficientes, classificação usada quando se considera que não há informação disponível para aferir o risco de extinção de acordo com os critérios estabelecidos. 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.