O governador do estado do Pará, Helder Barbalho (MDB), compartilhou nesta segunda-feira, 13, em suas redes sociais, um convite feito pelo atual Rei da Inglaterra, Charles III, para participar de evento ambiental que acontece na próxima sexta-feira, 17, no Palácio de Buckingham.
De acordo com a publicação de Barbalho, a recepção é em apoio à ação global sobre biodiversidade. Na publicação em seu perfil no Twitter, o governador afirma que “a Amazônia é a região com a maior biodiversidade do planeta, e por isso, é central nesta discussão”.
Fui convidado pelo Rei Charles III para uma recepção em apoio à ação global sobre biodiversidade, no palácio de Buckingham.
A Amazônia é a região com a maior biodiversidade do planeta, e por isso, é central nesta discussão. pic.twitter.com/18zZ6qTeli— Helder Barbalho (@helderbarbalho) February 13, 2023
Belém na COP30
Para o governador, o convite e a participação no evento são uma oportunidade de reforçar a candidatura da cidade de Belém para sediar a Conferência do Clima (COP30).
Conforme matéria do Mercadizar, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou em janeiro deste ano que Belém foi a cidade escolhida pelo governo para ser a candidata a sediar a COP30 em 2025. O anúncio foi feito por Lula ao lado de Helder Barbalho, e ambos confirmaram que o Itamaraty formalizou a escolha de Belém como candidata a ser sede do que é considerado o maior evento climático do mundo.
Anteriormente, em 2022, durante a COP27, realizada no Egito, Lula já havia demonstrado a intenção de receber a COP30 no Brasil, fazendo com que o país voltasse a se envolver com eventos e tratativas internacionais relacionados ao clima e ao meio ambiente.
No mesmo evento, Helder Barbalho lançou o Plano Estadual de Bioeconomia, voltado a pesquisas científicas, inovação, patrimônio cultural e genético, cadeias produtivas, negócios sustentáveis e desenvolvimentos, entre outros.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.