O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quarta-feira, 11, que Belém, capital do estado do Pará, foi a cidade escolhida pelo governo para ser a candidata a sediar a Conferência do Clima (COP30) em 2025.
O anúncio foi divulgado por Lula em suas redes sociais. Em vídeo ao lado do governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), Lula confirmou que o Itamaraty formalizou Belém como a cidade brasileira que está na disputa para receber a COP30.
Hoje conversei com o governador do Pará, @helderbarbalho, sobre a formalização da candidatura de Belém como cidade sede para a COP-30. Esperamos poder receber o maior evento climático do mundo em uma cidade parte da Amazônia brasileira.
🎥: @ricardostuckert pic.twitter.com/8gw7e6Yk6e
— Lula (@LulaOficial) January 11, 2023
Lula e Helder destacam em suas falas a importância de o Brasil discutir e participar da COP30, considerada o maior evento climático do mundo.
“Belém, no estado do Pará, estará de portas abertas para debater a Amazônia, para discutir o clima no mundo e encontrar soluções”, afirma Barbalho.
Anteriormente, em 2022, durante a COP27 realizada no Egito, Lula já havia demonstrado a intenção de receber a COP30 no Brasil, fazendo com que o país voltasse a se envolver com eventos e tratativas internacionais relacionados ao clima e ao meio ambiente, a exemplo da própria COP, que trata de discussões e alternativas para temas relacionados às condições climáticas.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.