Thaís Andrade; 29/08/2023 às 11:00

Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias inicia na próxima quarta-feira, 30, em Belém

Evento é voltado à debates sobre o futuro da Amazônia e a desenvolvimentos socioeconômicos da região

Inicia na próxima quarta-feira, 30 de agosto a Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias. O evento, que será realizado na cidade de Belém do Pará, no Hangar Centro de Convenções & Feiras da Amazônia, segue até o dia 1º de setembro, e reúne o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), academia, diferentes setores da economia, especialistas e lideranças internacionais.

A programação da conferência oferece ao público apresentações, debates, exposições de negócios, e levanta discussões a respeito de assuntos relacionados à conservação da biodiversidade, fim do desmatamento, redução de desigualdades e o futuro da Amazônia. Além de debater práticas que unem o equilíbrio entre desenvolvimento socioeconômico e sustentabilidade na região, tendo em vista a proteção da Amazônia. A programação completa está disponível no site.

No dia 30 de agosto o evento acontece das 17h às 21h30. Na quinta-feira, 31 de agosto, segue das 9h às 18h, e no dia 1º de setembro vai das 9h às 11h. A participação é gratuita, e aguardo o público formado por comunidades de povos ancestrais e originários, especialistas, profissionais de setores vinculados às novas economias, gestores públicos, executivos de empresas, profissionais da sustentabilidade e de ESG, gestores e profissionais de organizações da sociedade civil, negócios de impacto, cooperativas e associações, academia, imprensa nacional e internacional, público em geral.

Convidados internacionais

O evento receberá diferentes convidados e lideranças internacionais. Estão confirmados o 8º Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, que fará a palestra magna no primeiro dia do evento; Tony Blair, primeiro-ministro da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte (1997-2007) que fará a palestra principal do segundo dia; o presidente da Colômbia (2018-2022), Iván Duque, que será o palestrante de destaque do terceiro e último dia da conferência. Estarão presentes, ainda, o presidente do ICMM, Rohitesh Dhawan; o embaixador da UNESCO para a Sustentabilidade, Oskar Metsavaht; Neidinha Suruí, ativista na Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé, entre outros.

Novas economias

O evento ainda leva em consideração discutir alternativas econômicas para as populações que vivem no território amazônico. As novas economias – que são diversas – envolvem bioeconomia, mercado de carbono e economias circular, solidária, regenerativa e da sociobiodiversidade, etc – e representam, de acordo com a conferência, o caminho para um futuro sustentável da Amazônia, conjugando conservação, desmatamento líquido zero, desenvolvimento e bem-estar social.

A conferência tem como objetivos apoiar debates sobre as novas economias necessárias para o avanço socioambiental e econômico da Amazônia; apresentar e debater sobre as possíveis contribuições das indústrias no campo das novas economias; criar rede de articulação e apoio às novas economias na Amazônia em espaço de integração entre setores e lideranças globais; promover a integração de ações entre os setores público, privado, sociedade civil e comunidade; fortalecer a aliança Pan-Amazônica no tema.

De acordo com o site oficial do evento, a Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias é promovida pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), organização sem fins lucrativos que reúne mais de 130 empresas e instituições que atuam no setor mineral e assumiram o compromisso de proteger a Amazônia.

 

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.