Acontece neste sábado, 25, em Belém, o projeto ambiental e sociocultural “ClimArt: Uma Imersão de Artivismo Climático”. O evento reunirá apresentações artístico-culturais de artistas locais, feira de empreendedores socioculturais, exposição de colagens, e fotografias e lambes de artivismo, além de cinedebate sobre clima, arte e cultura na Praça dos Artistas, no Centur.
Com o objetivo de fomentar debates e reflexões ligadas à água, justiça climática e a diversidade das juventudes nortistas por meio das artes visuais e da cultura, o ClimArt traz a proposta de mostra de artivismo climático e cultural, apresentando os resultados de todas as vivências realizadas pelo projeto ao longo do mês de março. A partir de lambes, fotografias e colagens abordam mensagens de justiça climática e cultura amazônida, cocriadas junto às organizações e juventudes participantes do projeto.
“O ClimArt está sendo realizado por e em prol das comunidades periféricas de Belém e as suas juventudes, com o objetivo de mobilizar uma consciência coletiva acerca dos debates sócio-climáticos na Amazônia urbana de Belém. Promovendo o acesso gratuito a arte, cultura e comunicação popular das vozes do projeto”, afirma Samara Cheetara, coordenadora do Núcleo de Produção e Mobilização Cultural da Na Cuia Produtora Cultural e do ClimArt.
Ao longo do dia, acontecerão apresentações artístico-culturais de produtoras regionais que saúdam a cultura amazônida, como o grupo musical Pisada Cabôca, a DJ Coytada, a artivista, travesti e nortista Mulambra e Mestra Neya das marácas encantadas, além de feira de empreendedorismos sustentáveis e socioculturais.
A programação também conta com cine-debate sobre clima, arte e cultura, com o lançamento dos vídeos institucionais da Na Cuia, do Movimento Pró Lago Verde e das Pretas Paridas da Amazônia, produções audiovisuais resultado de laboratórios realizados em parceria com a Negritar Filmes. A exibição será seguida de um bate-papo sobre a temática com os representantes de cada organização e dos coletivos parceiros.
Confira a programação completa:
15h – Abertura do evento e da Feira de Empreendedores locais
16h – Intervenção Artística de Mulambra & Neya das Maracas Encantadas
16h30 – Set Music Climart
17h – Show Pisada Cabôca (Grupo Regional de Mulheres e Pessoas Não Binárias)
18h – Cine Debate Sobre Juventudes, Cultura E Artivismo Climático Na Amazônia Urbana com lançamento dos vídeos institucionais Da Na Cuia Produtora Cultural, Pretas Paridas Da Amazônia E Movimento Pró Lago Verde, produzidos pela Negritar Produções
19h30 – DJ Coytada
20h30 – Encerramento
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.