Tuane Silva; 06/01/2023 às 17:00

Associação Pró Amazônia Urihiá conquista 1º lugar na Chamada Elos da Amazônia

Entidade fortalece a sustentabilidade de pequenas propriedades às margens da rodovia com o plantio de espécies nativas

Foto: Miriam Volkmer/Associação Urihia Amazônia

O projeto Urihiá Bioamazônia venceu a 3ª edição da Chamada Elos da Amazônia, edição Restauração Florestal. A iniciativa da Associação Pró Amazônia Urihiá coleta sementes de espécies nativas e produz mudas em viveiros para plantar nas margens degradadas da BR-319, no trecho que vai do km 114, em Careiro (AM), até o km 250, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Igapó-Açu. 

Miriam Volkmer, representante da Associação Pró Amazônia Urihiá, afirma que a notícia do 1º lugar causou uma grande emoção. “Somos uma associação bem nova, temos dois anos de fundação. Trabalhamos muito nesse período reflorestando áreas degradadas nas margens da BR-319. A conquista do primeiro lugar na Chamada Elos da Amazônia nos emocionou muito; choramos de alegria por ver nosso trabalho ser reconhecido”, disse.

A Chamada Elos da Amazônia tem como missão reconhecer tecnologias inovadoras que solucionem problemas no mercado produtor da região, e recebeu 67 inscrições de 13 estados diferentes. A escolha das melhores iniciativas foi feita por um grupo de especialistas na temática florestal. Os cinco primeiros colocados receberão premiação em dinheiro e apoio técnico na formalização de projetos para receber aporte via leis de Pesquisa e Desenvolvimento, com inserção na ampla rede de negócios do Programa Prioritário de Bioeconomia (PPBio). 

Iniciativas como a Chamada Elos, segundo Miriam, ajudam os pequenos projetos a manter a esperança. “Muitas vezes, quando estamos na nossa base operacional no km 150 da BR-319, debaixo de um calor intenso, enfrentando incontáveis dificuldades para tocar em frente esse projeto, sentimos o cansaço físico e a solidão, mas em nenhum momento esmorecemos. O primeiro lugar no certame nos traz a certeza de que estamos no caminho certo e que não caminhamos sozinhos”, complementou a representante. 

A Chamada Elos da Amazônia – Edição Restauração Florestal foi realizada pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Conservação da Amazônia (Idesam), Programa Prioritário de Bioeconomia (PPBio) e Impact Hub Manaus, com financiamento do Partnerships for Forests, patrocínio do Fundo Vale e apoio da rede Uma Concertação pela Amazônia e da Aliança Pela Restauração da Amazônia.

 

Fonte: Observatório BR-319

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.