Orgânico Inteiro é o terceiro ato de um projeto que começou na gravação do segundo disco da República Popular, Húmus, seguido de um álbum visual e, agora, a versão ao vivo. Com data de lançamento prevista para o dia 18 de dezembro em todas as plataformas de streaming. O álbum terá 14 faixas e as performances completas em vídeo estarão disponíveis no YouTube.
“Esse é o grand finale perfeito para uma ideia que vem sendo construída desde que começamos a gravar o ‘Húmus’ em 2017. Conseguimos reunir uma equipe de jovens artistas e produtores amazonenses com muita coisa a dizer, muito a mostrar e todos contribuíram com seu talento para construir um espetáculo que vai além da música. Não é só um show da banda, é de todo mundo”, disse Viktor Judah, membro e produtor musical da banda.
“Também não tínhamos como fazer um álbum sobre a Amazônia sem falar dos povos indígenas e a luta pela preservação de sua cultura. Entrevistamos lideranças do Parque das Tribos, no Tarumã, comunidade com 35 etnias indígenas, e usamos nosso show como espaço de visibilidade à causa”, comentou Viktor se referindo às diversas intervenções que envolvem a performance musical da banda.
Lado A Lado B
“Nossa ideia é propor novas estéticas para modernizar a música do Estado, tanto de sonoridades e arranjo (disco), quanto visuais e cinematográficas (álbum visual)”, explicou Viktor. Vale lembrar que “Humus” é um álbum conceitual dividido em duas partes: uma representando a música mais regional e florestal, e a outra, uma música mais urbana e alternativa.
O Orgânico Inteiro propõe uma estética para performances ao vivo misturando a música experimental e eletrônica com ritmos e danças regionais. “Hoje, quando mais do que nunca se tem falado sobre a invisibilização do Norte em relação ao resto do País, esse álbum é um exaustor de referências e ideias vindas do imaginário não só da banda, mas de muitos outros artistas amazonenses que foram convidados para contribuir com o espetáculo. Orgânico Inteiro é uma ode à vida moderna no coração da maior floresta tropical”, explica o produtor.
Desenvolvimento e Readaptações
O projeto tem apoio da Prefeitura de Manaus, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos – MANAUSCULT. A apresentação estava programada para acontecer no início desse ano, contava com muito mais intervenções no palco e presença do público, mas precisou ser suspensa devido à pandemia.
“Foi um processo dolorido, não vou mentir, organizar ideias e conceitos para a primeira versão do show, que teria plateia, e em seguida precisar fazer tudo praticamente do zero. Mas as pessoas com quem trabalhamos são seres humanos incríveis que tornaram esse processo muito mais fácil e que vão ter pra sempre minha admiração, respeito e carinho. Deu pra sentir que esse show não foi um sonho só meu ou da banda, mas de todos. Jamais vou esquecer”, afirmou.
A produção foi responsabilidade de Andressa Barroso, gestora de projetos, produtora cultural e educadora ambiental, Allícia Castro, arte-educadora, produtora cultural e audiovisual. Co-produção por Fernanda Delfino, pedagoga e produtora audiovisual. Produção musical, mixagem e masterização por Viktor Judah. Captação de imagens pela empresa Fita Crepe, com direção de fotografia por Valentina Ricardo, vencedora do Kikito de melhor fotografia no 48° Festival de Cinema de Gramado, em 2020.
“O Orgânico Inteiro foi sem dúvida um dos mais lindos e desafiadores projetos da minha vida. Sair da zona de conforto, criar, recriar, se descobrir e inovar em um momento totalmente fora do que já vivemos ou esperávamos só seria possível com essa equipe linda. O Orgânico Inteiro tem um pouco de mim em cada pedacinho dele, assim como eu vou levar muito dele em mim pra sempre. Existe uma de mim antes e outra depois desse projeto, é uma honra fazer parte disso com cada um que sonhou e realizou com a gente!”, disse a produtora Andressa Barroso.
Fonte: Assessoria
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.