Thaís Andrade; 18/01/2023 às 12:00

Quinta edição da ‘Semana do Quadrinho Nacional de Manaus’ acontece na Biblioteca Pública do Amazonas

O evento é realizado desde 2019 em comemoração ao Dia do Quadrinho Nacional, celebrado em 30 de janeiro

A quinta edição da “Semana do Quadrinho Nacional de Manaus” já tem data e local confirmados. O evento acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de janeiro, e 4 e 5 de fevereiro, na Biblioteca Pública do Amazonas, localizada no Centro de Manaus. Em comemoração ao Dia do Quadrinho Nacional (30 de janeiro), o evento celebra artistas brasileiros e suas obras.

Com entrada gratuita, o evento reúne diversas atividades, como bate-papo, workshops, avaliação de portfólio, Artists’ Alley, lançamentos, autógrafos e concursos, com o intuito de promover a cena de quadrinhos no Amazonas e ser uma vitrine para artistas de todo o Brasil.

Entre os lançamentos anunciados para o evento está a HQ “Death Hunt”, obra inédita do roteirista Stan Lee lançada pela Social Comics, o maior aplicativo de leitura de quadrinhos digitais via streaming, disponível para web, iOS e Android. Além do argumento do lendário quadrinista, o título, cuja história se passa em Manaus, conta com três amazonenses na equipe criativa: Ademar Vieira (roteirista), Raquel Teixeira (capista) e Sâmela Hidalgo (editora). Raquel, Samela e a artista paraense Tai Silva (colorista da obra) participarão do evento de lançamento do quadrinho em Manaus.

Outro destaque do evento é o Artists’ Alley, uma feira de quadrinhos autorais que, este ano, receberá artistas do Pará, de Pernambuco, do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Brasília, e uma comitiva de artistas de Roraima.

A “Semana do Quadrinho Nacional de Manaus” terá, a partir deste ano, uma parceria com a Feira Roraimense de Quadrinhos. A colaboração entre os dois eventos visa dividir custos e permitir que alguns dos artistas convidados do Amazonas possam tambeḿ participar em Roraima.

Entre os palestrantes, um dos destaques é a quadrinista colombiana Sindy Infante, que ministrará a palestra “Cozinhando elefantes, processo criativo da HQ”. A autora é mestre em ilustração de livros infantis pela Cambridge School of Art, autora da história em quadrinhos “Elefantes en el cuarto” e coautora da HQ “Recetario de sabores lejanos”. Infante já ministrou palestras e workshops sobre ilustração, desenho e narrativa gráfica em feiras do livro e festivais em diferentes países, como Chile, México, Noruega e Panamá.

A seleção dos artistas convidados sempre teve a preocupação de ser mais que uma vitrine para os artistas nacionais, e também proporcionar troca de informações com convidados que tragam conhecimento para os artistas locais e deem visibilidade no mercado editorial brasileiro para o que é produzido no Amazonas. Mantendo essa proposta, o evento trará, nesta edição, além de artistas de quadrinhos, dois editores do mercado nacional para participarem de bate-papos e avaliações de portfólio com artistas do evento.

Outra novidade será a realização da primeira edição do “Concurso Joaquim Melo”, uma seleção para artistas da Região Norte. Os vencedores terão suas histórias publicadas no Social Comics em parceria com o evento. O nome do prêmio é uma homenagem ao livreiro Joaquim Melo, proprietário da Banca do Largo, local onde foram realizadas todas as edições da “Semana do Quadrinho Nacional de Manaus”.

A programação contará com lançamentos de livros e revistas, oficinas, palestras, avaliações de portfólio e mesas de autógrafos. O cartaz do evento é assinado pelo artista plástico e quadrinista Igum D’jorge, e mostra a fachada e o ambiente interno da Biblioteca Pública do Amazonas.

Serviço

A “Semana do Quadrinho Nacional de Manaus” acontece na Biblioteca Pública do Amazonas, localizada na Rua Barroso, 57, Centro.

Datas:

28/01, das 14h às 20h. 

29/01, das 9h às 16h. 

30/01, das 14h às 17h.

04/02, das 14h às 20h. 

05/02, das 9h às 16h. 

Apoio: Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Social Comics, Norte em Quadrinhos e Feira Roraimense de Quadrinhos.

Realização: Produtora Nona Arte e Produtora Chá de Papoulas. Entrada franca.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.