Para os amantes do ritmo Carimbó, os versos “ô lelê ô lalá, misturei carimbó siriá, carimbó sirimbó é gostoso, é gostoso em Belém do Pará!” entoados por Pinduca são clássicos na hora de dançar alegremente pelo salão. Uma nova versão, fruto de uma produção independente, foi lançada na última semana na voz de Jow Pierre e guitarras de Gabriel Rocha. O videoclipe ainda ganha o colorido da coreografia de Nágila Santos e Tacymara Moraes e está disponível no canal do projeto no Youtube.
“Sinhá Pureza” é o marco inicial do projeto Várzea Wave, um coletivo sem fins lucrativos que tem como objetivo reunir artistas amazônicos da nova geração para produção de obras audiovisuais com propostas que fortaleçam o cenário regional e ribeirinho. Jow Pierre, artista da cena musical de Santarém há 6 anos, topou fazer parte da produção de Diego Farias, cofundador do projeto, e juntos apresentaram a releitura de Sinhá Pureza em um estilo mais new wave e pop, mesclando com carimbó e a música eletrônica.
Em tempos difíceis para a classe cultural do país, Vinícius Villare, produtor executivo, e Diego Farias, responsável por toda a produção audiovisual e idealização do projeto, desejam expandir o coletivo na região Norte, e levá-lo além de Santarém, podendo abranger futuramente as capitais Belém, Manaus, Macapá e demais localizações. “Um dos propósitos é produzir trabalhos de artistas e compositores de comunidades ribeirinhas, dado a cultura muito forte que existe nos lugares mais remotos da Amazônia. Na comunidade do Rio Arapiuns e no quilombo Pacoval, por exemplo, nós já conhecemos outros artistas que poderão trabalhar conosco e fortalecer nossa pesquisa no que diz respeito à produção nessas comunidades” afirma a organização.
O Várzea já tem três novos trabalhos a serem lançados em breve e também estamos buscando parcerias com artistas referências na música popular da região, sejam eles do Carimbó, brega, tecno melody e entre outros. “Unir e impulsionar os novos artistas de segmentos como a música, teatro, dança, poesia, e artes visuais é o que conecta o Várzea Wave em sua essência, há muitos talentos escondidos, mas que por falta de oportunidade, apoio ou incentivo, acabam deixando de lado seu potencial. É um momento de união e fortalecimento da cultura na região, mas também de entender quão fundamental é a ligação entre as cidades do interior e as capitais nesse processo cultural” completam Diego e Vinicius.
Ficha técnica
Música: “Sinhá Pureza” – Pinduca (Cover Várzea Wave)
Arranjos: Diego Farias
Voz: Jow Pierre
Guitarras: Gabriel Rocha
Imagens: Diego Farias
Assistente de Câmera: Eder Rodrigo
Montagem: Diego Farias
Coreografia: Nágila Santos e Tacymara Moraes
Figurino: Nadyson Lira, Nágila Santos e Tacymara Moraes
Vestuário: Deka Siqueira
Produção de objetos: Dan Selassie
Músicos: Dan Selassie e Eder Rodrigo
Bailarinos (Studio Nah Dança): Nadyson Lira, Ana Paula Sampaio, Breno Tavares, Clícia Helene, Rômulo Andrey e Tacymara Moraes
Fonte: Assessoria
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.