A plataforma gratuita de streaming e vídeo #CulturaEmCasa apresenta uma programação especial de Natal. A “Cantata de Natal 2022”, da Companhia Vocal, o balé “Lago dos Cisnes”, “O Natal Encantado de Alice” e o documentário “O Som dos Sinos” integram as atrações.
Com novo repertório, para repetir o sucesso de 2021 na véspera de Natal, será transmitida a “Cantata de Natal”, às 21h, com músicas clássicas da data em novos arranjos. Na seleção, constam “Então é Natal”, “Jingle Bells”, “Boas Festas” e “All I Want For Christmas Is You” em ritmos de jazz, pop e gospel. O show traz um repertório diverso de músicas natalinas nacionais e internacionais, todas cantadas em português.
A apresentação da cantata é feita pela Companhia Vocal, com produção da Motivo Live Inspirations, direção de Rafael Villar e Paula Flaibann e participação dos cantores Pedro Navarro, Ana Villar, Amanda Vicente, Felipe Hideky, Larissa Carneiro e Felipe Domingues, acompanhados por um quarteto instrumental com Ivo Vatanabe na bateria, Matheus Herrera no violão e na guitarra, Victor Kutlak no baixo e Gabriel Fabbri no piano.
No dia 25, às 15h, é a vez de “O Natal Encantado da Alice”, uma continuação de “Chá da Alice”, que termina com a promessa da personagem de voltar na semana seguinte para fazer um chá especial para a Rainha Vermelha, o que acaba não acontecendo. A promessa é cumprida no Natal, quando ela volta para comemorar com os amigos e novamente não convida a Rainha Vermelha. Sob a produção da Yeshua Produções e do Teatro Estadual de Araras, a obra conta com texto de Denise Frances e Flávio Bueno, direção e músicas originais de Flávio Bueno e produção executiva de Denise Frances.
Em 29 de dezembro, “O Lago do Cisnes”, um dos clássicos do balé, chega ao #CulturaEmCasa com coreografia de Mario Galizzi e direção artística de Inês Bogea. A apresentação traz um príncipe que precisa escolher sua pretendente e se sente atraído por um lindo cisne, que na verdade é uma bela jovem aprisionada todas as noites pelo mago Rothbart. Uma das mais belas histórias de amor, este lindo e icônico balé dramático foi realizado pela primeira vez por uma companhia de São Paulo com os artistas integrantes da companhia.
O documentário mineiro de 2016 “O Som dos Sinos” permite uma imersão pelo universo simbólico da fé, do tempo e das cidades onde reverbera o som dos sinos de Minas Gerais. Os sineiros, do alto das torres, aprendem como comunicar mortes, partos, incêndios, horários sacros e missas. O filme é uma representação da experiência religiosa no cotidiano das cidades onde ecoam os toques dos sinos, que, junto com o ofício sineiro, foram considerados patrimônios culturais imateriais brasileiros pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
A programação do #CulturaEmCasa também conta com o Recital de Natal de Felipe Menegatti com piano e regência do Maestro José Antônio Almeida. Gravado em 2018, o recital tem como repertório “Adeste Fideles”, “White Christmas”, “Tu Scendi dele Stelle”, “Panis Angelicus”, “Ave Maria”, “O Tannenbaum”, “Cantique de Noel”, “Noite Feliz”, “Caro Gesù Bambino”, “Fratello Sole Sorella Luna” e “Cinema Paradiso”, de compositores variados como Franz Schubert, Ernst Anschütz, August Zarnack, John Francis Wade e Ennio Morricone.
#CulturaEmCasa
A plataforma de streaming e vídeo por demanda #CulturaEmCasa tem a missão de ampliar o acesso da população a conteúdos culturais de qualidade, 100% gratuitos, e difundir a intensa produção cultural do estado de São Paulo, seus equipamentos e municípios. Em dois anos, a #CulturaEmCasa atingiu 4,4 mil cidades do Brasil e 166 países. A plataforma foi responsável pelo emprego direto e indireto de mais de 21 mil profissionais do setor, entre artistas, produtores e técnicos.
A ferramenta reúne também conteúdos do Teatro Sérgio Cardoso e do Teatro Estadual de Araras, além de diversos programas de difusão cultural, como o Festival de Circo Online de São Paulo, o #CircuitoSP Online, a #ViradaSP Online, e o #SPGastronomia. Integram ainda a programação da plataforma diversas iniciativas das instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, entre as quais se encontram a Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), a Jazz Sinfônica, a Pinacoteca, a São Paulo Companhia de Dança, o Conservatório de Tatuí, o Projeto Guri, Fábricas de Cultura, a TV Cultura, bibliotecas, e os museus da Imagem e do Som, MIS Experience, do Futebol, Índia Vanuíre, Casa de Portinari e Felícia Leirner/Auditório Claudio Santoro, além dos museus casa-literários Casa das Rosas, Casa Mário de Andrade e Casa Guilherme de Almeida.
*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.