Mais recente ganhador do prestigiado Concurso Internacional Rainha Elisabeth da Bélgica (2021), o pianista francês Jonathan Fournel se apresenta em Manaus nesta quinta-feira, 10, às 20h, no Teatro Amazonas. A entrada é gratuita.
Fournel estará ao lado da Amazonas Filarmônica, sob regência de Marcelo de Jesus, interpretando peças de Richard Wagner (Prelúdio da ópera “Os Mestres Cantores de Nuremberg”) e Johannes Brahms (“Concerto para piano nº 1, em Ré menor, Op. 15”).
Esta será a segunda apresentação do pianista no Brasil. A turnê nacional começou em São Paulo (SP), no último domingo, 6. Após o concerto em Manaus, o artista seguirá para um recital solo em Curitiba, no dia 14, e duas apresentações com a Filarmônica de Minas Gerais, em Belo Horizonte, nos dias 17 e 18 de novembro.
O Concurso Internacional Rainha Elisabeth da Bélgica existe desde 1937 e é um dos mais respeitados do gênero, premiando pianistas, violinistas, violoncelistas, cantores e compositores (alternadamente entre um ano e outro) do mundo todo. Seu nome é uma homenagem à monarca belga, praticante de violino.
Fournel tem realizado apresentações em algumas das principais salas de concerto e em festivais ao redor do mundo, combinando técnica e refinamento. Nascido em Sarrebourg, na França, em 1993, é filho de um organista e de uma professora de teoria musical. Começou a estudar piano em 2000, no Conservatório de Sarreguemines, e posteriormente, em 2001, ingressou no Conservatório de Estrasburgo. Em 2009, ingressou no Conservatório Nacional de Música e Dança de Paris.
Hoje, a clareza de suas interpretações e a profunda compreensão das obras interpretadas são alguns dos seus diferenciais no palco. Antes de vencer o Concurso Rainha Elisabeth em 2021, aos 27 anos de idade, o pianista obteve também o primeiro lugar no Concurso Internacional de Piano da Escócia, em Glasgow, e no Concurso Internacional Viotti, em Vercelli, Itália.
Durante a turnê brasileira, o jovem músico demonstrará sua versatilidade ao executar programas diferentes, que incluem desde trechos de óperas – caso dos primeiros movimentos da ópera “O Cavaleiro da Rosa, Op. 59: Suíte”, de Richard Strauss, e do Prelúdio da ópera “Os Mestres Cantores de Nuremberg”, de Richard Wagner – até peças de compositores consagrados, como “Concerto para piano nº 1, em Ré menor, Op. 15”, de Johannes Brahms, e “Concerto para piano nº 2, em Fá menor, Op. 21”, de Frédéric Chopin; entre outras obras para piano e orquestra.
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