Isabella Botelho; 30/04/2020 às 16:00

Oscar 2021: Filmes exibidos em streaming poderão concorrer 

A decisão é temporária e valerá apenas para a próxima cerimônia do prêmio

Em resolução histórica, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciou nesta terça-feira, 28, que, por conta da pandemia de coronavírus, filmes transmitidos em serviços de streaming poderão concorrer ao Oscar 2021. Isso significa que a organização do maior prêmio de cinema suspendeu uma de suas regras principais, na qual produções tinham de ser exibidas por um determinado período de tempo em cinemas de Los Angeles. 

A decisão, no entanto, é temporária. Em anúncio publicado no site oficial da entidade, a organização lembrou que todos os cinemas de Los Angeles tiveram de fechar desde o dia 16 de março por causa da pandemia do novo coronavírus. “A Academia acredita firmemente que não há maneira melhor de experimentar a mágica dos filmes do que ao vê-los em um cinema. Nosso compromisso com isso segue inalterado e inabalável. Não obstante, a historicamente trágica pandemia da Covid-19 precisa dessa exceção temporária à nossas regras de qualificação”, afirmou o presidente da organização, David Rubin.

A indicação a estas produções é possível em todas as categorias, desde que os projetos se enquadrem nos critérios de elegibilidade do Oscar e sejam disponibilizados no streaming da Academia em até 60 dias após o debute nas plataformas. Além de admitir o streaming na premiação, as categorias Edição de Som e de Mixagem de Som serão fundidas em uma só, com a estatueta sendo batizada de Melhor Som.

As estatuetas Filme Internacional e Canção também passaram por mudanças: Enquanto o prêmio de música modificou o percentual de composições originais necessários para cada faixa elegível (80% para trabalhos no geral, 60% no caso específico de sequências e remakes), a categoria dedicada a produções estrangeiras agora permitirá que todos os votantes participem da primeira fase de votação, que define a pré-lista divulgada entre novembro e dezembro para facilitar a escolha dos indicados.

A 93ª cerimônia do Oscar acontecerá em 28 de fevereiro de 2021.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.