Por Ariel Bentes; 12/11/2019 às 18:09

#MercadizarIndica: Escriba Café, Evapora e Sociedade do Cansaço

Confira o Mercadizar Indica dessa semana!

Escriba Café

O podcast Escriba Café funciona como um conto, carregado de efeitos sonoros e músicas temáticas, fazendo você se envolver com narrativas sobre momentos históricos e teorias da conspiração. Criado e mantido por Christian Gurtner em 2005, seu conteúdo é baseado em muita pesquisa e aborda sempre o lado cético dos assuntos. 

Cada episódio é uma experiência única pela história, então não deixe de ouvir Escriba Café. Disponível em Escribacafe.com.

Evapora

“Evapora” é a nova música da cantora Iza e o seu primeiro single internacional com o grupo Major Lazer e com a cantora Ciara, que canta um trecho da música em português. Lançada na última sexta-feira, 8 de novembro, o single entrou na lista dos mais vendidos do iTunes em 11 países, entre eles Bolívia, Portugal, Estados Unidos e o próprio Brasil. Além disso, o videoclipe da música foi lançado no mesmo dia e já possui mais de 4 milhões de visualizações no Youtube. O clipe foi dirigido por Felipe Sassi, também diretor de “Dona de Mim”, “Pesadão” e outros sucessos de Iza.

Sociedade do Cansaço

Em 2013, uma pesquisa realizada pelo Ibope apontou que 98% dos brasileiros se sentem cansados mental e fisicamente. Nos Estados Unidos, de acordo com o Conselho Nacional de Segurança de 2015, 43% dos trabalhadores do país dormem menos que o recomendado pela Fundação Nacional do Sono, ONG que promove a conscientização pública da importância do sono e dos distúrbios causados pela falta dele.

Byung-chul Han, filósofo sul-coreano e professor em Berlim, debruçou-se sobre o tema e produziu o ensaio Sociedade do cansaço, no qual argumenta que cada época tem sua epidemia própria, como as diversas doenças virais que marcaram o século 20. Para ele, as patologias neurais definem o século 21 e são causadas por um denominador comum: a positividade excessiva.

*O Mercadizar não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.